Deputada participa de evento em Sergipe


03/02/2006 18:18

Compartilhar:

Havanir Nimtz participa de reunião com a  Associação Comercial e Empresarial de Sergipe<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Havanir Aracaju.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Havanir Nimtz (PSDB) participou, no dia 21/1, de uma reunião promovida pela Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), em Aracajú (SE), na qual o governador Geraldo Alckmin proferiu palestra sobre o tema "Experiências de incentivo ao setor empresarial".

Após o evento, a parlamentar, em entrevista à TV Sergipe e à TV Atalaia, afirmou:"Estou neste Estado, que é a minha terra natal (a parlamentar nasceu na cidade de Itabaiana), para representar a Assembléia Legislativa de São Paulo e o PSDB.

Estiveram presentes ao evento o governador do Estado de Sergipe, João Alves, o presidente da Acese, Jorge Santana, e o ex-governador de Sergipe, Albano Franco, além de mais de 200 empresários da região.

Durante a palestra, informa a deputada, O governador avaliou a economia nacional, falou das realizações do seu governo e do que é necessário ser feito para amenizar a crise econômica nacional. Entre as reformas necessárias, destacou a tributária e a política, analisando que esta última deverá incluir a fidelidade partidária, que na sua análise reduzirá problemas internos dos partidos - "problemas que geram conseqüências administrativas para a nação por conta da variedade de opiniões e de metas que cada partido quer atingir, em detrimento das necessidades populares. É preciso fechar as torneiras do desperdício e trabalhar com exemplaridade, ética e eficiência", defendeu.

Lembrando os passos iniciados pelo ex-governador Mário Covas na busca do equilíbrio fiscal do Estado, Geraldo Alckmin falou da arrecadação de tributos, do Simples Paulista, das linhas de crédito criadas para o micro e pequeno empresário paulista, da equalização da taxa de juros e dos resultados gerados a partir da implantação das compras eletrônicas no Estado. "Geramos uma economia de R$ 3,4 bilhões. Eu vejo este sistema como uma vacina contra a corrupção, porque não compramos um só caderno sem que seja pelo sistema. Além disso, recuperamos a capacidade de investimento do Estado e é disso que o país precisa".

Segurança, saúde e educação também foram setores que tiveram resultados positivos a partir das estratégias econômicas e administrativas implantadas pelo governador. Na análise de Alckmin, a carga tributária do Brasil é um dos maiores problemas enfrentados pelos empresários. "Temos uma carga tributária maior que a do Japão e dos EUA, e, sem exageros, nossos tributos são o dobro dos da Argentina, Chile e México. Temos taxas de juros altas e câmbio baixo, o que atrapalha a exportação e acaba refletindo nos resultados de quem investe visando a exportação. O ideal seria que tivéssemos taxas de juros compatíveis com o resto do mundo; assim, teríamos crescimento mais forte e sustentável", defendeu Alckmin.

O governador de São Paulo encerrou sua palestra afirmando que deixaria um tema para reflexão de todos. "O caminho para o desenvolvimento é a produção e o trabalho. Na minha análise, desenvolvimento é o novo nome da paz, pois ele trará solução para tantos outros problemas", concluiu. Após o almoço, Geraldo Alckmin concedeu entrevista para a imprensa e se disse animado para aproveitar o Pré-Caju, festa que antecipa o carnaval no Estado de Sergipe.

havanir@al.sp.gov.br

alesp