Composições filtradas pelo sentimento as figuras humanas de Cleir Santana


25/03/2008 08:54

Compartilhar:

Cleir Santana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/cleir1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O velho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/cleir2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Cleir Santana sente a vida secreta e sugestiva, a força da expressão de seus personagens, em volta dos quais distende virtuosamente uma linha sinuosa e suave que espelha a sua carga de sensibilidade e de poesia. O tecido é vivo e límpido, as velaturas vibram e se revelam na sua complexa articulação, a orquestração do monocolor é enriquecida por um contraponto admirável.

O artista é um conservador da verdadeira pintura, do bom desenho, seguindo a escola de Maurício Takiguthi. Sua pintura nasce sobre uma base naturalística, na insígna de um refinado gosto na composição filtrada pelo sentimento.

A serenidade, a harmonia, a delicadeza de expressão são transmitidas juntamente com alegrias e esperanças num mundo embora repleto de incertezas. Cleir Santana sabe desenhar com grande habilidade a figura humana - qualidade rara em nossos dias - que pinta em atitudes pouco comuns e com certa preferência por vultos de idosos.

A luz, projetada de um oculto prisma interior, anima os vultos e estabelece as expressões sejam pensativas ou melancólicas, assume ainda funções distintas de contorno ou de forma de prospectiva, ilumina e modela a figura.

A exemplo de O velho, obra doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, alguns perfis, completamente na sombra, são colocados em relevo por uma só linha de contorno criando uma atmosfera de profunda serenidade.

O artista

Cleir A. Santana nasceu na cidade de Assis, São Paulo, no ano de 1958. Formou-se em Odontologia e pós-graduação em Periodontia, onde atende em sua clínica particular na cidade São Paulo e em suas horas de folga passa o tempo pintando no seu atelier.

Depois de várias experiências esporádicas, passou se dedicar à pintura como atividade profissional paralela. Em seu atelier particular explora várias técnicas e vertentes, transitando pelo figurativo e o abstrato.

Redirecionou seus estudos, enfocando seus interesses nos grandes mestres da pintura figurativa. Iniciou aulas, explorando técnicas de desenho, pintura a carvão, a pastel e a óleo, principalmente na pintura realista com o artista plástico e professor Maurício Takiguthi. Mantém uma produção constante sempre voltada à arte realista.

O artista recebeu Medalha de Ouro no Concurso "Brasil 500 Anos", promovido pela Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD-SP) e Medalha de Prata no XVI Salão de Arte, pela Associação Comercial de São Paulo, Regional de Pinheiros.

Possui obras em diversas coleções particulares e no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp