Virginia Costa: equilíbrio de traço gráfico e timbre cromático em pequenos formatos

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
14/04/2008 20:33

Compartilhar:

Virginia Costa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/Virginia Costa 09.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O gosto pela cor e sua intuição na relação entre o traço gráfico e o timbre cromático ressaltam na pintura de Virginia Costa. Sua pesquisa é uma experiência vital, paciente e metódica. O empenho da artista e seu detalhismo são sustentados por uma força de vontade pouco comum.

Trata-se de uma pintura genuína que é motivo de vida e encontra na cor aquela base de luz que somente uma artista instintiva pode reencontrar e transportar sobre a tela.

Repleta de dinamismo e de conceito, sua obra possui um desenho preciosamente traçado. Os detalhes tomam corpo na eficiência do traço e a sua harmonia construtiva e criativa vive num equilíbrio de temas e de tons.

Significativas são suas casas, suas esquinas, seus "pubs", seus jardins que são fixados nas telas com uma felicidade inteira e com uma íntima preocupação de perenizar as sensações colhidas em suas viagens pelo mundo. A intensa qualidade cromática oferece uma luminosidade que evidencia a necessidade de lembrar e conhecer lugares que não podem ser esquecidas.

Na obra The Wilton Arms, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a representação da paisagem se decompõe em múltiplas tonalidades perfeitamente harmonizadas. Virginia Costa pinta normalmente em quadros de pequeno formato com uma sensibilidade particular e ao traduzi-la em traço e cores, respeita-a conservando a dignidade que é fundamento de sua existência.



A artista



Virginia Costa, pseudônimo artístico de Virginia Costa de Oliveira Marques, nasceu em Barretos em 1955. Artista autodidata desde cedo se interessou por estojos de pintura, lápis de cor e papéis. Entretanto, foi em 2002 que descobriu o prazer de pintar por influência de uma jovem artista plástica alemã. Trocou então a carreira de professora de inglês e alemão por telas, tintas e pincéis. Em setembro de 2006, instalou seu atelier em São José dos Campos.

Participou de diversas exposições, entre elas: no Espaço Cultural do Fórum Trabalhista, São José dos Campos, SP; Espaço Cultural do Banco Real, SJC; Salão de Arte Contemporânea da Fundação Cultural Cassiano Ricardo;Espaço Cultural do Aeroporto de São José dos Campos; XIII Salão de Belas Artes, Ribeirão Preto, SP; Espaço Shopping Andrômeda, São José dos Campos, SP (2004); Foyer do Pleasance, Theater de Islington, Londres, Inglaterra; Galeria André, SP (2007).

Recebeu entre outros prêmios a Comenda Garcia D"Avila, durante o 1º Congresso Internacional do Boi de Capim, Salvador (2006) e possui obras em coleções particulares e no Museu dos Transportes de Londres e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp