Assembléia realiza o 2º Festival das Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras


03/12/2003 21:09

Compartilhar:

Primeira versão do festival reuniu 20 comunidades estrangeiras  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Conscre.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

A Assembléia Legislativa, por meio do Conselho Estadual Parlamentar das Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras (CONSCRE), realiza no próximo domingo, dia 7/12, das 9 às 10 horas, seu 2.º festival, com apresentações de canto, danças folclóricas e tendas com comidas típicas.

O 2.º Festival das Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras vai acontecer no e pátio do estacionamento da Assembléia Legislativa, na Rua Sargento Mário Kozel Filho - Ibirapuera - SP. A entrada é franca.

O CONSCRE foi criado em 2001 pelo Parlamento paulista com o objetivo de facilitar o acesso dos grupos originados de diferentes nacionalidades estrangeiras aos órgãos públicos pertencentes à Assembléia legislativa e ao Governo do Estado de São Paulo. Com mais de 20 comunidades estrangeiras representadas, o CONSCRE está voltado para a preservação e divulgação das diversas culturas e para a criação de mecanismos que facilitem a integração entre elas. O conselho constitui-se assim como um instrumento de apoio às ações sociais, econômicas e políticas dessas comunidades no Estado de São Paulo.

O 1º festival, realizado em 2002, foi marcado pela coincidência com os jogos da final da Copa do Mundo. O jogo entre Brasil e Alemanha foi acompanhado pelos participantes em um telão instalado no pátio de estacionamento do Palácio 9 de Julho. Desde as 7 horas da manhã, os torcedores se posicionaram-se em frente ao telão e se serviram de pratos típicos oferecidos nas barracas que representavam os países. Em comemoração à vitória e à conquista do pentacampeonato pelo Brasil, os presentes se deram as mãos numa corrente de vibração positiva. Além de muita música e dança, o que se viu na festa foi um congraçamento entre as diversas raças que formam o povo de São Paulo.

As barracas dos países representados - Alemanha, Arábia-Síria, Armênia, China, Coréia, Hungria, Israel, Itália, Japão, Peru, Portugal e Rússia - ofereciam simpatia e comidas típicas.

De acordo com Thomaz Choi, ex-presidente do Conscre, São Paulo já fez outros eventos reunindo nações estrangeiras, mas o festival foi a primeira vez que as comunidades se uniram para tornar São Paulo melhor. "Aqui todos somos brasileiros, independentemente da origem. E vivemos em paz."

Os festejos do primeira edição também estiveram associados ás bandeiras da paz e do ecumenismo.

O rabino Henry Sobel, na ocasião, destacou que "a paz não virá por obra e graça de um grande líder, nem mesmo por providência divina. A paz virá quando cada um de nós se responsabilizar por ela, respeitar as diferenças e eliminar as divisões". Segundo ele, sabemos fazer isso muito bem no Brasil. Sobel desejou que São Paulo e o Brasil continuem sendo um modelo para todos os países.

A previsão é de que até este ano o Conscre reúna mais de 30 comunidades de raízes e culturas estrangeiras em São Paulo.

alesp