Dia das Mães: A figura materna... consagrada por pintores e escultores

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
10/05/2007 16:05

Compartilhar:

Norma Amaral: "Amor de Mãe"<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Norma%20amara%20Amormael.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Canato: "Sagrada Família"<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Sagrada%20Familia%20-%20Canato.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Odete Eid: "A Mulher que Carrega o Mundo" <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Odette%20Eid%20mulher%20q%20carrega%20o%20mundo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alice takeda: "Maternidade" <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Museu%20de%20Arte%20Alice%20Takeda%20obra%202.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Há séculos, a figura materna tem sido objeto da consagração de pintores e escultores em obras religiosas e profanas. Trata-se de uma justa homenagem àquela que deve ser reverenciada 365 dias por ano.

A data de 13 de maio, em que este ano se comemora o Dia das Mães, nos proporciona a ocasião de reproduzir nestas páginas pinturas e esculturas do acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo que nos transmitem a visão do artista sobre a figura materna.

Trata-se de uma justa homenagem àquela que deve ser reverenciada 365 dias por ano.

Maternidade Kamayura, de Élon Brasil " Contemplando amorosamente a realidade, o artista a condensa em termos, lineamentos e volumes essenciais, revelando sua alma poética ou, se preferirmos, o significado cósmico de sua pintura.

Afeto, de Augusto Higa " Sob sua cor existe um desenho robusto e sensível que sustenta o todo, onde um certo sabor expressionista e o equilíbrio da composição alcançam um feliz resultado.

Negra Afro-Brasileira, de Eder Rocha " Sua pintura é minuciosa, cheia de luz, onde o sentimento poético da natureza e dos seres humanos constituem uma constante viva. Por meio das cores, que desfrutam de possibilidades luminosas próprias, sobressai a imagem de um ser sublime e envolvente

Amor de Mãe, de Norma Amaral " Através de um firme desenho e de um cromatismo suave, quase monocolor, suas pinturas nos transmitem um mundo evocativo, aliado a um desejo de serenidade e de satisfação, de quem consegue exprimir emoções e sentimentos com lírico vigor.

Sagrada Família, de Canato " Com uma técnica pessoal, hábil e segura, o artista traça o tema sobre a tela: um desenho preciso que ele preenche de cores com tons acesos, extremamente fortes e sugestivos, próprios para criar um ambiente tão alegre quanto dramático

Maternidade, de Alice Takeda " O trabalho dessa artista se expande principalmente em torno do tema da figura feminina, cujos lineamentos se compõem sempre com doçura. Como a mulher representa a vida, a escultora representa a mulher como mãe, como húmus. Nesse humanismo tão familiar, cheio de anotações reais, sobressai a palavra ternura

A Grávida, de Rosa Serrano " Liberada de toda a convencionalidade acadêmica, amadureceu sua experiência na informalidade, que não renega e mantém em suas esculturas. No seu figurativismo pessoal e estilizado, Rosa Serrano equilibra plasticidade e ritmos, síntese de conteúdos metafísicos e linhas harmônicas.

A Mulher que Carrega o Mundo, de Odette Eid " A artista possui uma visão monumental da escultura, tanto em seus temas fantásticos quanto nas próprias imagens femininas, que se destacam por sua corpórea realidade e exuberância ao tato. Ela transfere para a escultura sua insaciável sede de liberdade, de uma liberdade plena e generosa.

A Gorda, de Leya Terranova " Particularmente vigorosa foi a disciplina que a guiou para modelar sua figura, porque vigorosos também são os sentimentos humanos pelo tema enfocado.

alesp