Homenagem às mulheres da Baixada Santista
A Baixada Santista tem nomes de destaque quando se trata da participação feminina em causas sociais. Algumas mulheres deram uma contribuição efetiva para o desenvolvimento da região. Por isso, para comemorar o Dia Internacional da Mulher, no próximo 08 de março, quero prestar uma pequena homenagem àquelas que lutam por causas que deveriam ser de todos nós e que conseguiram a admiração e o reconhecimento internacional. Em nome delas, cumprimento a todas as mulheres, que também exercem um papel fundamental na sociedade, sendo o alicerce das suas famílias.
Na área da saúde, gostaria de mencionar duas mulheres, a primeira é a socióloga Nanci Alonso que milita, desde os anos 80, na área do combate à AIDS. Presidente do Grupo de Apoio à prevenção à AIDS na Baixada Santista, o GAPA, que ajudou a diminuir os números da doença em toda a região, dá apoio social, legal e psicológico a muitos portadores do HIV e, atualmente, cuida de dezenas de crianças órfãs da AIDS.
A segunda mulher, chama-se Gilze Maria Costa Francisco, uma enfermeira que, depois de enfrentar um câncer de mama, criou um site para orientar e trocar experiências com outras mulheres que passavam por este mesmo problema. As milhares de pessoas que acessaram o site motivaram Gilze a criar o Instituto Neomama, cujo objetivo é proporcionar às famílias maior estruturação para o enfrentamento da doença e a reabilitação das pacientes.
É na Casa de Cultura da Mulher Negra, que encontramos a escritora e ativista Alzira Rufino, que se dedicou a combater o racismo e a violência contra a mulher. A organização oferece assistência jurídica a mulheres, homens e crianças em caso de racismo e apoio legal e psicológico às mulheres e crianças vítimas de violência doméstica e sexual. Alzira luta, também, por uma educação sem discriminação, e já viajou por quase todo o mundo participando de diversas feiras internacionais.
Foi por causa da vida religiosa que Maria Dolores Muñiz Junquera, ou simplesmente Irmã Dolores, como é conhecida, veio para o Brasil. Há mais de 40 anos, ela trabalha pelos pobres e excluídos. Hoje, vive no bairro Quarentenário, em São Vicente, onde construiu capelas, um ambulatório médico, uma escola para crianças e também foi a primeira professora do curso de alfabetização de adultos. Recentemente, fundou o Jóquei Instituição Promocional para a capacitação profissional de jovens, um Centro de Parto Normal que apóia gestantes na hora do parto e um Restaurante Popular.
Que a trajetória de vida dessas mulheres, que se tornaram lideranças na Baixada Santista, possa inspirar cada um de vocês a defenderem os ideais em que acreditam ou a colaborar com elas para juntos construirmos um mundo mais justo e solidário.
Feliz Dia da Mulher!
*Haifa Madi é Deputada Estadual e Coordenadora do PDT no Litoral Paulista
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições