Homenagem às mulheres da Baixada Santista

Opinião
05/03/2008 16:32

Compartilhar:

Gilze do Instituto Neomama<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HAIFA GILZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alzira Rufino, da Casa de Cultura da Mulher Negra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HAIFA  Alzirinha.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Nanci Alonso do Gapa/BS<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HAIFA NANCI ALONSO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Irmã Dolores<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HAIFA  IRMA DOLORES.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada Haifa Madi <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HAIFA DIA  MULHER.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Baixada Santista tem nomes de destaque quando se trata da participação feminina em causas sociais. Algumas mulheres deram uma contribuição efetiva para o desenvolvimento da região. Por isso, para comemorar o Dia Internacional da Mulher, no próximo 08 de março, quero prestar uma pequena homenagem àquelas que lutam por causas que deveriam ser de todos nós e que conseguiram a admiração e o reconhecimento internacional. Em nome delas, cumprimento a todas as mulheres, que também exercem um papel fundamental na sociedade, sendo o alicerce das suas famílias.

Na área da saúde, gostaria de mencionar duas mulheres, a primeira é a socióloga Nanci Alonso que milita, desde os anos 80, na área do combate à AIDS. Presidente do Grupo de Apoio à prevenção à AIDS na Baixada Santista, o GAPA, que ajudou a diminuir os números da doença em toda a região, dá apoio social, legal e psicológico a muitos portadores do HIV e, atualmente, cuida de dezenas de crianças órfãs da AIDS.

A segunda mulher, chama-se Gilze Maria Costa Francisco, uma enfermeira que, depois de enfrentar um câncer de mama, criou um site para orientar e trocar experiências com outras mulheres que passavam por este mesmo problema. As milhares de pessoas que acessaram o site motivaram Gilze a criar o Instituto Neomama, cujo objetivo é proporcionar às famílias maior estruturação para o enfrentamento da doença e a reabilitação das pacientes.

É na Casa de Cultura da Mulher Negra, que encontramos a escritora e ativista Alzira Rufino, que se dedicou a combater o racismo e a violência contra a mulher. A organização oferece assistência jurídica a mulheres, homens e crianças em caso de racismo e apoio legal e psicológico às mulheres e crianças vítimas de violência doméstica e sexual. Alzira luta, também, por uma educação sem discriminação, e já viajou por quase todo o mundo participando de diversas feiras internacionais.

Foi por causa da vida religiosa que Maria Dolores Muñiz Junquera, ou simplesmente Irmã Dolores, como é conhecida, veio para o Brasil. Há mais de 40 anos, ela trabalha pelos pobres e excluídos. Hoje, vive no bairro Quarentenário, em São Vicente, onde construiu capelas, um ambulatório médico, uma escola para crianças e também foi a primeira professora do curso de alfabetização de adultos. Recentemente, fundou o Jóquei Instituição Promocional para a capacitação profissional de jovens, um Centro de Parto Normal que apóia gestantes na hora do parto e um Restaurante Popular.

Que a trajetória de vida dessas mulheres, que se tornaram lideranças na Baixada Santista, possa inspirar cada um de vocês a defenderem os ideais em que acreditam ou a colaborar com elas para juntos construirmos um mundo mais justo e solidário.



Feliz Dia da Mulher!



*Haifa Madi é Deputada Estadual e Coordenadora do PDT no Litoral Paulista

alesp