Museu da Escultura ao Ar Livre do Parlamento de São Paulo - Evelina Villaça

Evelina Villaça: obtém o etéreo na figura estilizada, servindo-se de uma estrutura de aço inoxidável
19/07/2010 19:36

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Evelina Villaça<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2010/untitled.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Anjos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2010/evelinaobra.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Evelina Villaça possui uma vontade de realizar e se comunicar que se traduz nas mais diversas formas artísticas: da escultura à pintura, dos "translúcidos às transluscências". A polivalência dessa artista é evidente e se orienta sobre uma variedade de atitudes expressivas, que constituem o caráter constitutivo de seu trabalho.

Para essa artista, sua condição de escultora é um fato existencial que envolve toda a sua pessoa: sua generosa vitalidade, sua integridade moral e sua obstinação de pesquisadora no esforço de obter formas puras, tanto do mármore quanto do aço.

No horizonte criativo de Evelina Villaça existe inicialmente a ação, proclamada como destino do conhecimento. Exemplos recentes são suas esculturas em aço escovado, verdadeiras estruturas espaciais, cujo rigor geométrico faz nascer um entrelaçamento de seres estilizados. Seu lado estático, entretanto, se anima de tensões, cujos movimentos dependem do equilíbrio dinâmico instituído entre os pontos da base.

As estruturas geométricas e plasticamente puras de suas recentes esculturas podem coexistir perfeitamente ao lado de outras figurativas. Em conclusão, uma forma abstrata pode se conciliar com uma pontual narração.

Na transmutação de forma a forma, a imagem natural pode alcançar uma ordem geométrica, mas a eficácia do resultado depende, igualmente e em última análise, da vontade criativa original, submersa instintiva e racionalmente no organizado uso dos materiais.

Na obra Anjos, doada ao Museu da Escultura ao Ar Livre, Evelina Villaça enfrenta um tema ao qual vem se dedicando nos últimos tempos: a estilização da figura humana. As estruturas vazadas de sua obra revelam uma nova relação entre superfície e volume, entre interior e exterior, e nos oferecem como resultado surpreendente verdadeiros anjos etéreos.

alesp