Ordem dos Músicos do Brasil completa 50 anos com destaque na ação social


06/08/2010 20:00

Compartilhar:

Ordem dos Músicos do Brasil é homenageada em sessão solene na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/Sol OMB 06ago10Mauri_4014.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/Sol OMB 06ago10Mauri_4279.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O trabalho social desenvolvido pela Ordem dos Músicos do Brasil-Regional São Paulo foi destacado na sessão solene realizada nesta sexta-feira, 6/8, para homenagear a entidade, que completa 50 anos. O ato foi uma iniciativa do deputado Edson Ferrarini (PTB).

Entre as atividades desenvolvidas nessa área está a parceria com o Movimento Estadual da População em Situação de Rua, que resultou na formação do coral Em Busca dos Sonhos. Seus integrantes, sob a regência da professora Vera Lúcia Davenia Piro, interpretaram "Andança" e "Eu quero ter um milhão de amigos". Dois de seus membros apresentaram solo instrumental de flauta e clarinete para a música "Tico-tico no fubá".

O coral Cantos e Encantos também é ensaiado e patrocinado pela OMB, em parceria com o Instituto de Assistência Social Santa Terezinha. O instituto, mantido por irmãs carmelitas missionárias, trabalha há 30 anos com a população de seis favelas da zona norte paulistana. Crianças e adolescentes do coral cantaram "A lenda" e "Happy day".

"Com essa homenagem, queremos mostrar não só quanto a Ordem está voltada para defesa dos músicos, mas também seu papel social, atuando pela inclusão social, ministrando cursos para profissionais e para outros segmentos", disse Ferrarini. Um desses cursos é o de musicografia em braile, que concede a oportunidade de estudo musical para deficientes visuais. A vocalista Marcela Trevisani e o tecladista Rodrigo Torres, alunos do curso, apresentaram-se durante a sessão.

"Esta é a nova Ordem dos Músicos do Brasil, que durante muitos anos foi alvo de tantas críticas e hoje resgata seu papel", concluiu Ferrarini.

Participaram também da sessão solene, entre outros, o presidente da OMB/SP, Roberto Bueno; o deputado José Augusto (PSDB); o desembargador Roberto Ribeiro Haddad, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região; o maestro Ary de Jácomo Bisaglia, diretor geral da Juventude Musical do Brasil; e Lauro Valério, presidente da Associação dos Acordeonistas do Brasil.

Apresentaram números musicais o Coral da Ordem dos Músicos do Brasil, o Coral Mariano de Sant"Anna, o Coral Tabatinguera (da Associação de Oficiais da Reserva da PM), o Coral Mix e o Coral da Viação Imigrantes. A sessão solene foi aberta com a execução do Hino Nacional pela Camerata da Polícia Militar, regida pelo tenente Ismael Alves de Oliveira, e encerrada pela Orquestra Sanfônica, sob a regência da maestrina e acordeonista Renata Sbrigui.

A Ordem dos Músicos do Brasil é uma autarquia federal criada em 1960 para regular e proteger as atividades dos profissionais da área. A Regional São Paulo tem hoje 63 mil músicos inscritos.

alesp