Comissão recebe presidente da AES Eletropaulo


22/11/2011 23:49

Compartilhar:

Geraldo Vinholi (ao centro) preside os trabalhos da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/Comfiscalizacontrole22nov11Mauri4.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão de Fiscalização e Controle<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/Comfiscalizacontrole22nov11Mauri.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Britaldo Pedrosa Soares, presidente da AES Eletropaulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/Comfiscalizacontrole22nov11MauriBritaldoPedrosaSoaresAES.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Presidida pelo deputado Geraldo Vinholi (PSDB), a Comissão de Fiscalização e Controle recebeu o presidente da AES Eletropaulo, Britaldo Pedrosa Soares, para ouvi-lo quanto às interrupções no fornecimento de energia, demora no restabelecimento e também sobre atendimentos insatisfatórios aos consumidores.

No primeiro momento, Britaldo apresentou à Comissão o plano da AES Eletropaulo de investir R$ 3 bilhões até 2015 para atender a elevação do consumo com novas linhas de distribuição. Uma nova subestação em Ermelindo Matarazzo será construída para atender às novas demandas advindas da construção do estádio em Itaquera. Quanto ao atendimento aos consumidores através do call-center, informou que quase 700 linhas atendem durante 24 horas ocorrências de interrupções de energia, o que resulta em uma espera média pelo consumidor de quatro minutos.

O deputado Edson Ferrarini (PTB) contradisse a informação sobre o atendimento, dizendo que a Eletropaulo tem profundo desrespeito pelo consumidor, no que foi avalizado pelo deputado Antonio Mentor (PT). O petista acrescentou que o atendimento é extremamente impessoal, provocando desconforto para a população e não condiz com o alto lucro que a Eletropaulo vem obtendo.



Empréstimo



Antonio Mentor questionou o empréstimo do BNDS à Eletropaulo, no valor de R$ 1 bilhão, feito há três anos, e do qual não se fala mais a respeito. Britaldo respondeu que a dívida foi em parte paga, em parte refinanciada, e, como o BNDS é acionista da empresa que controla a Eletropaulo, não existe dívida.

Voltando à maneira com que a Eletropaulo atende ao consumidor, Marcos Martins (PT), falando sobre as lojas de atendimento, afirmou que há pouco tempo havia lojas em Osasco e Carapicuíba e elas foram fechadas, obrigando a população a procurar atendimento no município de São Paulo. Sobre esses municípios, Isac Reis (PT) afirmou que o serviço de atendimento é péssimo e de alto custo. Em Carapicuíba, afirmou Isac, existem diversos postes destinados à iluminação pública sem energia e, se a Eletropaulo recebe por poste, solicitou explicações sobre essa situação.

Questões relacionadas à exatidão do crescimento de reclamações, situação de multas e processos, valores de tarifas pagas por clientes da Eletropaulo que sejam órgãos públicos, universo de funcionários quando da concessão e atual, serão respondidas à Comissão por escrito.



Sucateamento



José Zico Prado (PT) lembrou que quando o secretário de Energia José Anibal esteve presente na Assembleia, em junho passado, ele fez duras críticas ao sucateamento que acontece na Eletropaulo. Também ressaltou que o secretario disse existir uma grande defasagem de eletricistas na empresa. Para Roberto Morais (PPS), as palavras do presidente Britaldo denotaram ações para o futuro e, em sua opinião, é necessário ação imediata na resolução dos problemas.

Edmir Chedid (DEM) propôs ao presidente da comissão que ele oficiasse a todas as distribuidoras de energia do Estado solicitando relatórios com informações detalhadas e que, posteriormente, após avaliação da comissão e de um relator designado, o parecer do órgão técnico fosse enviado à Bolsa de Valores e ao Ministério Público. O presidente acatou a sugestão e solicitou a Britaldo que enviasse também pesquisas mensais sobre o nível de atendimento elaboradas pela AES e pela Anatel.



Pauta



A Comissão aprovou a transformação de convite ao presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Jose Bernardo Ortiz, em convocação, devido ao seu não comparecimento. Além de Ortiz, estão convocados Rubens Mandetta de Souza, coordenador de ensino do interior, e José Benedito de Oliveira, coordenador de ensino da Região Metropolitana da Grande são Paulo. Todos deverão comparecer à próxima reunião para prestarem esclarecimentos sobre tramitação, critérios, metodologias e parâmetros utilizados para definir as despesas efetuadas pelo FDE.

Participaram ainda da reunião os deputados Carlão Pignatari (PSDB), Célia Leão (PSDB), Rodrigo Moraes (PSC) e Alencar Santana (PT).



Os projetos da pauta debatidos e votados podem ser lidos na íntegra no Portal da Assembleia (www.al.sp.gov.br), clicando sobre o link Comissões.

alesp