Audiência em Osasco é a terceira da Região Metropolitana

Audiência Pública em Osasco
21/10/2005 11:39

Compartilhar:

O vice-presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, Ênio Tatto (esq) abre reunião na Câmara Municipal em Osasco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Osasco2 010.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Osasco é sede da 3ª reunião da Região Metropolitana realizada pela Comissão de Finanças e Orçamento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Osasco 001.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ao abrir a audiência pública sobre o orçamento para 2006, na Câmara Municipal em Osasco, o vice-presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, Enio Tatto (PT), afirmou que a única forma de a população participar como um todo é o deslocamento dos deputados até as diferentes regiões do Estado.

Segundo Tatto, até pouco tempo os municípios pequenos não tinham voz no Legislativo, sendo que as soluções para o desenvolvimento estão na regionalização do orçamento.

Também participam o relator do orçamento, Edmir Chedid (PFL), o presidente da Câmara local, José Barbosa Coelho, e o presidente da Câmara de Jandira, Roberto Rodrigues.

Coelho falou sobre a experiência de Osasco com o orçamento participativo e disse que a cidade tem os mesmos problemas da capital. "Tudo o que for feito para a capital que seja estendido a Osasco".

Os vereadores de Osasco enumeraram as dificuldades da cidade. Mario Luiz Guide reclamou da falta de saneamento básico, enquanto três coletores-tronco estão sem uso na cidade. "Na vizinha Barueri há uma estação de tratamento e os coletores poderiam ser ligados a ela". Guide sugeriu a instalação de quatro bases comunitárias da PM em Osasco e a reforma de escolas estaduais. Seu colega Osvaldo Verginio pediu mais moradias populares e a construção de sedes para as delegacias e batalhões de policia. Também pleiteou uma unidade da Fatec e mais verbas para o Hospital Regional. Outro vereador, Marcos Martins, quer mais segurança nas escolas e extensão da linha do metrô até Osasco. Ele ainda apontou o problema da poluição ambiental e da deficiência nos serviços da Sabesp. O colega Rubens Bastos reivindicou a extensão do metrô, o devido tratamento de esgoto " não apenas o afastamento - e a compensação financeira pelo impacto ambiental do rodoanel.

O funcionário da Câmara, José Alves Fontes, encaminhou as reivindicações do vereador José Amando. Entre os pedidos estão: ampliação da calha do Tietê na região, combate à poluição ambiental, conclusão de obras acessórias do rodoanel e mais moradia populares.

alesp