Serviços prestados pelo Hospital Estadual de Bauru


16/04/2004 17:11

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Pedro Tobias

O Hospital Estadual de Bauru "Arnaldo Prado Curvêllo", sob gestão da Faculdade de Medicina da Unesp/Botucatu e Famesp, encerrou o primeiro trimestre deste ano com números que demonstram o crescimento contínuo da prestação de serviços de saúde de qualidade à população dos 38 municípios da DIR-10, estimada em 1,1 milhão de habitantes.

A informação é do médico e deputado Pedro Tobias (PSDB), que visitou o complexo hospitalar no dia 7/4 e recebeu os números oficiais do diretor executivo do HEB, Emílio Carlos Curcelli. De acordo com os dados apresentados, nos primeiros três meses deste ano foram atendidos no ambulatório, entre consultas e retornos, 23 mil pacientes em 32 especialidades médicas. As áreas mais procuradas são endocrinologia adulto, ortopedia, otorrinolaringologia, cirurgia plástica, urologia adulto e reumatologia adulto. O Hospital realizou um total de 1.586 cirurgias, sendo 424 ambulatoriais e 1.162 hospitalares. De janeiro a março houve um aumento de 37% nos procedimentos cirúrgicos. Em relação aos exames, foram 24.741 nos primeiros três meses deste ano, sendo 19.680 realizados pelo laboratório de análises clínicas e mais 5.061 nas áreas de cardiologia e diagnóstico por imagem. De janeiro a março, foram feitas 1.987 internações e 1.463 consultas de urgência referenciada.

Diante desses números, o deputado Pedro Tobias afirmou que o HEB vem, desde sua inauguração, em novembro de 2002, superando a expectativa de atendimento. "Isso prova que o modelo de parceria adotado pelo governo do Estado está correto e serve de exemplo para o País", declarou. Pedro Tobias lembra que 16 hospitais paulistas são administrados atualmente por entidades sociais de saúde sem fins lucrativos, as chamadas Organizações Sociais, modelo de gestão implantado em 1998 para colocar em funcionamento os novos hospitais que começavam a ser inaugurados pelo governo do Estado. "São contratos de gestão nos quais o governo paga todas as despesas e o atendimento segue os princípios do SUS: universalidade, atende a todos; gratuidade, tudo de graça; e equidade, tratamento igual para todos", explicou Pedro Tobias.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp