ILP encerra Curso de Extensão em Gestão Pública


09/06/2005 19:54

Compartilhar:

Última aula do curso teve como tema central as tendências e desafios da Administração Pública Gerencial, ministrada pela professora da ESP-FGV, Regina Silvia Pacheco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ilp 017.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto do Legislativo Paulista encerrou nesta quinta-feira, 9/6, o Curso de Extensão em Gestão Pública (CEGP), que teve início no dia 4/4. Cerca de 50 alunos participaram do CEGP, que foi coordenado por Antonio Olenscki e Fernando Coelho. Todo conteúdo das aulas foi customizado. Uma pesquisa prévia foi realizada para atender às perspectivas gerenciais adequadas às necessidades da Casa. "Fizemos pesquisas e reuniões para descobrir as reais necessidades da Assembléia, para termos um diferencial. No Brasil não há bibliografia sobre essas categorias da divisão pública", afirmou o coordenador Olenscki .

"As 60 horas/aula buscaram capacitar gestores e assessores da administração, apresentando novas tecnologias e sistemas de gestão", disse o presidente do Conselho Gestor do ILP, Maurílio Maldonado. Essas aulas foram divididas em 7 módulos: Introdução à Gestão Pública; Finanças Públicas; Planejamento & Estratégia no Setor Público; Marketing Governamental; Recursos Humanos no Governo; Administração de Operações e Serviços Públicos e Gestão de Projetos no Setor Público.

Fóruns de discussão

Todos os módulos foram ministrados por professores ou profissionais com larga experiência no setor público. Durante as aulas, intercalados com as exposições, os alunos participaram de fóruns de discussões, que além de estimular a participação dos presentes, possibilitou a apresentação de problemas vividos pelos funcionários da Casa e a discussão de soluções viáveis.

Para Olenscki, a administração pública gerencial significa "pensar em estratégias para flexibilizar a ação pública sem estar em desacordo com o ambiente político ou judiciário do Estado, e realizar ações públicas voltadas para resultados e flexibilizações".

A última aula do curso, que teve como tema central as tendências e desafios da Administração Pública Gerencial, foi ministrada pela ex-presidente da Escola Nacional de Administração Pública e atual professora da EAESP-FGV, Regina Silvia Pacheco.

A professora acredita que os cursos oferecidos e a iniciativa do ILP em promover esses encontros "são muito importantes pois ajudam na questão interna da Assembléia Legislativa, renovam o compromisso com o trabalho e aumentam a motivação dos funcionários".

Para Regina, muito além de abster-se ou aprovar políticas públicas, é função do Legislativo se inteirar das discussões e ter conhecimento suficiente para poder reagir e discutir essas questões. "Um curso como esse permite ao corpo técnico compreender melhor as iniciativas para gestão pública, além de dar condições de um debate com conteúdo e formar um corpo técnico apto para debater o assunto".

Fôlego e subsídios

A idéia de que os cursos oferecidos agregam valores aos funcionários é defendida também pela agente legislativo de serviços técnicos e administrativos, Olívia Gurjão. "As aulas nos dão fôlego e subsídios para buscar novas alternativas da gestão pública, além de ser um meio de reciclar nossos conhecimentos."

Segundo Olenscki, além da participação dos servidores e das exposições feitas pelos profissionais, a contribuição do aparato administrativo do instituto foi de fundamental importância para a realização do curso.

Para concluir o curso, os alunos devem entregar a atividade final proposta pelo ILP até o dia 23 de junho, no próprio instituto. A fim de otimizar as aulas e palestras oferecidas, todos os alunos respondem a um questionário, no qual avaliam o conteúdo dos cursos, sua linguagem e o material utilizado, entre outros itens.

alesp