Vit@lis Day 2007 debate na Assembléia democratização digital


05/10/2007 17:20

Compartilhar:

Vit@lis Day 2007<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/jose police.lamare.pedrosilveira.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rede Vit@lis Internacional promoveu, nesta sexta-feira, 5/10, no Auditório do Instituto do Legislativo Paulista (ILP) na Assembléia Legislativa, o Vit@lis Day 2007<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ILPgeral rob.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Rede Vit@lis Internacional promoveu, nesta sexta-feira, 5/10, no Auditório do Instituto do Legislativo Paulista (ILP) na Assembléia Legislativa, o Vit@lis Day 2007, realizado simultaneamente em diversos países. Trata-se de um dia de colaboração internacional durante o qual os sócios da rede têm a possibilidade de se reunir e se atualizar sobre seu andamento, bem como planejar os próximos passos da organização.

Nascida do interesse em colaborar com a criação de uma sociedade da informação mais inclusiva, a Rede Vit@lis, constituída por participantes de projetos de colaboração entre a América Latina, o Caribe e a Comunidade Européia, quer aproveitar o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação para criar uma rede de cooperação cada vez mais abrangente, no âmbito público, privado e no terceiro setor.

O vereador paulistano José Police Neto (PSDB) e Pedro Silveira Costa Neto, membro do Comitê de Coordenação Vit@lis Internacional e coordenador geral do Vit@lis Brasil, discorreram sobre a importância de uma rede de informação democrática e acessível a cada vez mais pessoas. "Esta é uma rede de conhecimento, não tem dono; as pessoas não se apropriam dela, mas a integram", explicou Costa Neto. José Police Neto ressaltou que a inclusão virtual é uma forma de universalizar o acesso à informação. "De nada adianta o Estado se não houver democratização do acesso à informação", opinou.

Além da apresentação dos trabalhos e projetos desenvolvidos pela rede, foi apresentada, na reunião, uma proposta de constituição oficial de uma entidade no Brasil, a Vit@alis Brasil, nos mesmos moldes da sede internacional, com os mesmos objetivos e formada pela mesma diversidade de membros articulistas. A proposta será estudada pelos integrantes da rede, que promoverão um extenso debate on-line, após o qual haverá a votação final.

Outra proposta apresentada foi a criação de um "pólo do legislativo" a exemplo dos outros pólos temáticos existentes na rede, como o e-educação, o e-saúde, o e-governo, o e-inclusão. Os participantes da rede debateram, também, o modelo de inclusão digital que se idealiza para o Brasil, no qual é desejável uma ampla participação da sociedade civil e onde o foco esteja nos locais mais carentes.

alesp