Questão racial na segurança e na mídia discutidas em seminário


07/11/2007 18:29

Compartilhar:

Chindalena Ferreira Barbosa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Semina IR II Chindalena Ferreira Barbosa MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Olímpio Gomes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Semina IR II OLIMPIO MAU_0008 MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Seminário Nacional de Ações Afirmativas para Igualdade Racial <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Semina IR II MESA MAU_0010.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ronaldo Marzagão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Semina IR II Dr Ronaldo Marzagao (1)MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jorge Luiz Quadros<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Semina IR II Dr Jorge Luiz de Quadros (1)MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Seminário Nacional de Ações Afirmativas para Igualdade Racial discutiu dois temas na tarde do dia 7/11: Segurança de desafios: o fim da criminalização das pessoas pela cor da pele e Mídia e Comunicação.

Sob a coordenação do deputado Olímpio Gomes (PV) a mesa do primeiro painel foi composta por Ronaldo Marzagão, secretário estadual de Segurança Pública; Jorge Luiz de Quadros, representante do Ministério da Justiça; Jorge da Silva, ex-secretário de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro; e Chindalena Ferreira Barbosa, da Articulação Política das Juventudes Negras. Estiveram presentes os deputados Vicente Cândido (PT), Rafael Silva (PDT) e Gilmaci Santos (PRB).

Jorge da Silva referiu-se a sua tese de doutorado, onde afirmou que o Brasil, e em especial o Rio de Janeiro, vive uma violência civil, onde a criminal é a repercussão de embate étnico histórico " que não é necessariamente racial ", onde um grupo, de identidade branca e com poder econômico, tenta manter seu discurso como o dominante na sociedade, utilizando-se da mídia.

Jorge Luiz Quadros falou das metas do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), desenvolvido pelo Ministério da Justiça, que pretende combater a criminalidade articulando as políticas de segurança pública com ações sociais e no ataque às causas da violência e não apenas às suas conseqüências.

"A inclusão social é fator de segurança pública", afirmou Ronaldo Marzagão, ao discorrer sobre os planos do governo Serra no combate aos problemas de segurança e respeito aos direitos humanos, como a Virada Cultural e o estabelecimento do Selo Paulista de Diversidade.

Chindalena Barbosa mostrou-se indignada contra o "genocídio da juventude negra que ocorre no país". Questionou as políticas públicas de segurança e a orientação dada à polícia e afirmou que ainda não há garantia de futuro igualitário ao jovem negro. Pediu dos governantes respostas e proposições concretas para que a estrutura social brasileira seja alterada.

Após as considerações iniciais dos convidados, foi aberto debate com o público presente.

alesp