CCJ aprova compensação de tributos com precatórios


17/05/2010 16:28

Compartilhar:

João Mellão Neto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/JOAOMELLAOPRECATORIOS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Constituição e Justiça aprovou o parecer ao Projeto de lei 1.297/2009, de iniciativa do deputado João Mellão Neto (DEM), que autoriza a compensação total ou parcial de dívidas tributárias com precatórios judiciais e por meio de leilão público.

Precatórios são ordens de pagamento provenientes de sentenças judiciais contra a Fazenda Pública transitadas em julgado. Eles são consignados no Orçamento Público e obedecem a uma ordem cronológica de pagamento. Os credores, na maioria das vezes, demoram anos para recebê-los.

A proposta insere no ordenamento jurídico uma nova forma de disciplinar a compra dos precatórios judiciais através de leilão público e estabelece um valor mínimo de compra do precatório que não poderá ser inferior a metade do seu valor nominal. Poderão ser interessados na aquisição pessoas físicas ou jurídicas e o crédito adquirido não poderá ser cedido a terceiros.

De acordo com o autor do projeto, serão beneficiados os três sujeitos da relação jurídica: o credor do precatório judicial, que leva anos para receber o que o Estado lhe deve; a pessoa física ou jurídica interessada em quitar suas dívidas com o fisco; e a Fazenda Estadual que reduzirá seu passivo em relação aos precatórios judiciais que não têm sido liquidados.



jmellao@al.sp.gov.br

alesp