Confirmado potencial da Bacia de Santos


25/10/2010 16:03

Compartilhar:


Ao comemorar a notícia de que a Petrobras confirmou, nesta sexta-feira, 22/10, o potencial de petróleo leve e gás natural recuperável nos reservatórios da área de Tupi, na Bacia de Santos, a deputada Maria Lúcia Prandi (PT) destacou a importância da luta que assegurou a instalação, em Santos, da Unidade de Negócios de Exploração e Produção da Bacia de Santos (UN-BS).

A sede administrativa foi inaugurada em julho de 2006 e a deputada Prandi participou diretamente das articulações políticas que asseguraram a conquista. "Destaco a criação da UN com uma das mais importantes conquistas da década para cada cidadão e cidadã da região. Sinto-me realizada por ter feito do meu mandato um instrumento para a concretização deste avanço", destaca Prandi.

A confirmação anunciada pela Petrobras ocorre após a petrolífera perfurar o 9º poço da região. A estatal revelou que o potencial de petróleo leve e gás natural recuperável nos reservatórios da área de Tupi, na Bacia de Santos, atinge entre 5 e 8 bilhões de barris de óleo.

Com a perfuração de Tupi SW, ficou comprovado que a acumulação de petróleo se estende até o extremo sul da área do plano de avaliação de Tupi e que a espessura do reservatório com petróleo chega a cerca de 128 metros. Dos US$ 224 bilhões previstos no plano de investimento da petrolífera até 2014, cerca de US$ 33 bilhões serão destinados à camada pré-sal, a maior parte na Bacia de Santos.

Em junho, quando divulgou seu plano de investimentos, a Petrobras anunciou que projetava uma produção de petróleo de aproximadamente 3,9 milhões de barris em 2020.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp