Encontro preparatório para fórum mundial debate regionalização da gestão da água

Mais de dois bilhões de cidadãos no mundo não têm abastecimento de água ou saneamento básico
06/10/2011 15:56

Compartilhar:

Beto Trícoli no evento <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/BETOTRICOLIAGUA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado estadual e presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa, Beto Trícoli (PV), participou de encontro preparatório para o 6º Fórum Mundial das Águas, denominado O papel das autoridades locais na gestão da água. O evento aconteceu na sede da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, na última sexta-feira, 30/9.

Além de promover um debate e uma troca de experiências referentes ao tema, o evento teve como objetivo conscientizar sobre a importância da regionalização da gestão da água.

O presidente do Conselho Mundial da Água, Loïc Fauchon, apresentou um panorama mundial da água e citou os problemas e os desafios enfrentados no setor. "Agora é tempo de soluções. Os mais de dois bilhões de cidadãos no mundo que não têm abastecimento de água ou saneamento básico não querem saber de ler estudos ou ouvir discursos. Essas pessoas querem, sim, ações de fato que resolvam seus problemas", afirmou.

O deputado estadual Beto Trícoli, lembrou da necessidade da união de esforços nesse processo. Beto teve importante atuação nos comitês PCJ quando ainda era prefeito de Atibaia e esteve à frente do órgão na implantação das cobranças pelo uso das águas, ações hoje responsáveis por boa parte dos recursos utilizados em investimentos no setor hídrico em São Paulo e até no Sul de Minas Gerais.

O parlamentar lembrou também o Programa Pacto das Águas, da Secretaria de Meio Ambiente, uma iniciativa importante para promover o desenvolvimento dessas ideias. O programa incentivou as prefeituras a estabelecerem metas, que são registradas e monitoradas em um sistema virtual. Os municípios são avaliados e ranqueados de acordo com o cumprimento dessas metas.

O estado de São Paulo é reconhecido como potência ambiental e exemplo nas políticas públicas de gestão de recursos hídricos por fomentar e promover a administração local da água. Segundo Rosa Mancini, assessora técnica das águas da SMA, "os municípios tem o poder de contratação de serviços de distribuição de água e saneamento, portanto são fundamentais para a gestão da água como um todo".

Paulo Varella, diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) disse que "as ações devem começar locais, para depois se estenderem para o estado, país e mundo".

O evento contou com a participação também do secretário-adjunto da casa da Secretaria de Meio Ambiente, Rubens Rizek, do presidente do Comitê Internacional para o VI Fórum Mundial, Benedito Braga, do Coordenador do Fórum de Águas das Américas, Victor Pochat, da professora da USP, Mônica Porto e do prefeito Vitor Lippi, de Sorocaba, que é cidade exemplo na boa gestão dos recursos hídricos. Também estiveram presentes os representantes municipais e autoridades regionais voltadas para a governança da água.



betotricoli@al.sp.gov.br

alesp