Hortolândia terá agência do INSS


25/05/2007 10:36

Compartilhar:


A cidade de Hortolândia, na Região Metropolitana de Campinas (RMC), tem agora outro motivo para comemorar no seu aniversário de 16 anos: está conquistando uma agência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), antiga reivindicação da cidade. A informação é da deputada Ana Perugini (PT), para quem o anúncio da implantação revela "um novo olhar à população carente desse que é um dos mais importantes serviços públicos do País".

Ao demonstrar satisfação com a medida adotada pelo Ministério da Previdência Social, a deputada faz questão de reconhecer o "profissionalismo, o empenho e a dedicação" dos servidores desta pasta, que tem procurado dar atenção àquela que é considerada a maior demanda do serviço público brasileiro. A prestação do serviço previdenciário em Hortolândia deverá ser feita com a definição de local adequado, em prédio que poderá ser alugado pelo poder público municipal, por meio de convênio com a União.

Historicamente, os usuários dos serviços do INSS, residentes e registrados em empresas do município, sempre buscaram atendimento em Campinas e, principalmente, em Sumaré. "As enormes filas e aglomerações das pessoas provocavam grande desconforto aos usuários. E o pior: sempre enfrentando humilhações por serem vítimas de denúncias dando conta da venda de lugar", diz a deputada.

Ana Perugini recorreu ao Ministério da Previdência Social, por intermédio de ofício enviado em 23/8/2005, ainda na condição de vereadora. Em caráter de urgência, fez novo pedido ao ministro Nelson Machado em 6/6/2006. Ao defender a instalação da agência do INSS na cidade, Ana argumentou que Hortolândia, com aproximadamente 200 mil habitantes, experimentava crescimento migratório da ordem de 7%, portanto, superior ao índice verificado em toda a região.

No último 14/2, Ana reafirmou a necessidade de melhor atender a população, numa agência do INSS no município. Na sustentação ao então ministro Carlos Eduardo Gabas, a deputada enfatizou o crescente aumento das atividades financeiras e industriais, com a chegada de investimentos nacionais e internacionais, bem como o avanço do número de empregos gerados pelas "boas novas" da economia regional . "Bom para Hortolândia, melhor para o cidadão que mais precisa", salienta a deputada, numa referência à agência própria do INSS.

aperugini@al.sp.gov.br

alesp