Seminário sobre cooperativas reúne autoridades, cooperados e delegações estrangeiras


25/07/2007 16:48

Compartilhar:

Representante da Delegação Italiana, Arildo Lopes - pres. Unisol, Dep. Vanderlei Siraque, Ministro Dulci, representante delegação Uruguai, Dep. Paulo Teixeira, José Candido, representante da delegação do Uruguai e representante dos cooperados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/JOSE CANDIDO 102-joel.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Vanderlei Siraque, Ministro Dulci, representante delegação Uruguai, Dep. Paulo Teixeira, José Candido, representante da delegação do Uruguai e representante dos cooperados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/JOSE CANDIDO 107-joel.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado José Candido (PT) participou do seminário "Economia solidária e as cooperativas sociais: Inclusão, ressocialização e trabalho digno", realizado na última quinta-feira, 19/7, em Santo André. O evento, promovido pela Unisol Brasil (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários e Legacoopsociali), reuniu mais de 100 pessoas, entre cooperados do Brasil e delegações de países como Itália, Uruguai e Argentina.

Participaram da solenidade de abertura, juntamente com o parlamentar, o prefeito de Santo André, João Avamileno, o ministro chefe da secretaria geral da Presidência da República, Luiz Dulci, o presidente da Unisol Brasil, Arildo Mota Lopes, além dos deputados Paulo Teixeira e Vanderlei Siraque, ambos do PT.

Para Candido, as cooperativas possibilitam que os cidadãos, que viviam na informalidade ou desempregados, consigam subsídios para a conquista de uma vida digna e honesta.

Arildo Mota Lopes declarou-se insatisfeito com a legislação brasileira no que diz respeito às cooperativas. Para ele, a Lei 5764/71 é arcaica e sob o ponto de vista do cooperativismo ela não serve para o trabalhador. "Temos de modernizar a legislação no que diz respeito à economia solidária", afirmou.

O ministro Luiz Dulci concordou com Lopes nas críticas em relação à legislação, e se declarou interessado pela questão. "O Estado pode e deve contribuir para este avanço legislativo. É imprescindível que se faça um novo projeto de lei, atualizado, que contemple as demandas dos cooperados", destacou Dulci. Segundo o ministro, as cooperativas são respostas práticas ao desafio de milhões de pessoas, que não encontram oportunidades no mercado de trabalho formal.

A Unisol Brasil está presente em 18 estados brasileiros, agrupa aproximadamente l,7 mil trabalhadores diretos e cerca de dez milhões de artesões.

josecandido@al.sp.gov.br

alesp