Petrobras não admite tecnólogos em concurso de nível superior


02/07/2008 18:01

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) reúne-se com a direção da Petrobras, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira, 3/7, para reivindicar o reconhecimento dos tecnólogos como profissionais de nível superior. A companhia exige bacharelado e licenciatura plena nos concursos públicos que exigem grau universitário, o que impede a participação dos tecnólogos.

A deputada tem audiência agendada com o gerente executivo de recursos humanos da Petrobras, Diego Hernandes, às 14h30. Para a deputada, as restrições impostas aos tecnólogos não tem sustentação lógica.

"Os cursos de graduação tecnológica são uma modalidade de educação superior. Foram criados por lei e estão previstos, também, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Na realidade, havia a perspectiva de que a graduação tecnológica pudesse aumentar a empregabilidade em nosso país", destaca Maria Lúcia.

Conforme enfatiza a parlamentar, a instalação da Unidade de Negócios da Petrobras, em Santos, e a iminente exploração de petróleo e gás na Bacia de Santos abrem importantes perspectivas para o mercado de trabalho local. "É lamentável que as portas fiquem fechadas para os alunos formados pelas nossas Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e outros cursos de tecnologia existentes em nossa região", argumenta.

Para a deputada, os cursos de tecnologia são importantes por buscarem atender campos específicos do mercado de trabalho. "Atribuo as barreiras ao desconhecimento sobre os cursos, que se revestem de importância ainda maior neste momento em que o país cresce e necessita de mão-de-obra especializada".



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp