Peruíbe adere ao Plano Nacional de Políticas para as Mulheres


13/03/2008 08:41

Compartilhar:

A deputada Maria Lúcia Prandi participou da solenidade em que se anunciou a adesão de Peruíbe ao plano do governo federal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PRANDI EM PERUIBE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Coordenadora da Frente Regional para Enfrentamento da Violência contra a Mulher, a deputada Maria Lúcia Prandi (PT) comemorou a adesão de Peruíbe ao Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. O anúncio da decisão foi feito pela prefeita Julieta Omuro, durante evento comemorativo do Dia Internacional da Mulher, realizado na Câmara Municipal daquela cidade, por iniciativa da vereadora Maria Onira Betiole Contel (PT).

A deputada participou do evento, que debateu a Lei Maria da Penha. "Peruíbe é o segundo município da baixada a aderir ao plano nos últimos quatro meses. O primeiro foi Santos. Não descansarei até que todos os prefeitos de nossa região formalizem o pacto com o governo federal", ela enfatizou.

O plano nacional foi formulado durante a I Conferência Nacional de Mulheres, em 2004. Para aderir a ele, os municípios assumem com o governo federal o compromisso de desenvolver políticas públicas para a erradicação das diversas formas de discriminação e violência contra a mulher.

O documento apresenta quatro linhas mestras em relação à luta pela igualdade de gênero: autonomia, igualdade no mercado de trabalho e cidadania; educação inclusiva e não sexista; saúde, direitos sexuais e reprodutivos; e enfrentamento da violência.

Desde junho do ano passado, Maria Lúcia trabalha para que as cidades da Baixada Santista façam a adesão. À época, ela promoveu, juntamente com as vereadoras do PT na região, uma audiência pública na Câmara de Santos para tratar do tema. Nesse encontro, foi aprovada uma moção em defesa da adesão. Em outubro, a deputada expôs a reivindicação durante reunião do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), entregando cópia da moção, subscrita por 120 pessoas, aos prefeitos das nove cidades da região.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp