Adevirp é a escolhida para o Prêmio Santo Dias

Comissão de Direitos Humanos reconhece atuação da Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto
30/11/2007 19:35

Compartilhar:

Deputado Vanderlei Siraque, presidente da Comissão de Direitos Humanos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SIRAQUE MAU_0031.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em reunião da Comissão de Direitos Humanos realizada nesta quinta-feira, 29/11, foi agraciada a Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região " Adevirp com o prêmio Santo Dias, que já está na sua 11ª edição. O prêmio é entregue anualmente a pessoa ou entidade que teve atuação destacada em defesa dos direitos humanos no Estado.

Nesta 11ª edição do prêmio, houve 11 indicações: Observatório das Violências Policias-SP, um site voltado para a documentação da violência institucional no Estado de São Paulo (www.ovp-sp.org); Luiz Roberto Alves de Lima, que ministra cursos para jovens em situação de risco social em várias cidades do interior paulista; Associação dos Policias Militares Deficientes Físicos do Estado de São Paulo, com a finalidade de dar ao policial portador de alguma deficiência, uma forma de vida o mais próximo possível da normalidade; Maria Rabelo de Araújo, que trabalha com mendigos e desabrigados; Associação São José Operário da Vila Missionária, voltada para trabalhos na região do Jardim Ângela e Capão Redondo; Professor Eduardo de Oliveira, fundador e presidente do Congresso Nacional Afro-brasileiro, instituição que luta contra o racismo e em favor da promoção da igualdade de oportunidades para todos; Centro de Assistência e Promoção Social Nosso Lar; Instituto do Negro Padre Batista, especializado em atender gratuitamente vítimas de crimes raciais com assistência psicológica; Sociedade Brasileira de Eubiose; Centro de Reabilitação Piracicaba, que trabalha com reabilitação de pessoas com deficiência.

A entidade vencedora surgiu da união da Escola Prof. Cid de Oliveira Leite e do Centro de Educação Especial e Ensino Fundamental Egydio Pedreschi, que perceberam a necessidade de se complementar a educação das pessoas portadoras de deficiência visual. O projeto foi bem aceito e atende atualmente deficientes visuais de 22 municípios.

O prêmio será entregue em Sessão Solene na Assembléia Legislativa, em 10/12 próximo, pela Comissão de Direitos Humanos, presidida pelo deputado Vanderlei Siraque.

Prêmio existe desde 1997

Já receberam a homenagem, desde a instituição do Prêmio Santo Dias: Dom Paulo Evaristo Arns; Pastoral Carcerária da Arquidiocese de São Paulo; Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua e o jurista Hélio Bicudo; Irmã Dolores e Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos; União de Mulheres pelo Projeto "Promotoras Legais Populares" e Revista Sem Fronteiras; Fórum Permanente dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos; Grupo de Teatro União e Olho Vivo e Dr. Waldemar Tebaldi; Ana Maria do Carmo Silva (Ana Dias); Movimento Pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo e Dra. Valdênia Aparecida Paulino; Heide Ann Cerneka e Josephina Bacariça.

Quem foi Santo Dias

O prêmio da Comissão de Direitos Humanos leva o nome do metalúrgico Santo Dias da Silva, morto por um policial militar durante uma greve na zona sul da capital, em outubro de 1979.

alesp