Campanha poderá prevenir distúrbios Alimentares


02/07/2007 16:42

Compartilhar:


Foi publicado neste sábado, 30/6, o Projeto de Lei 647, que institui a Campanha Permanente de Prevenção e Detecção de Distúrbios Alimentares nas escolas da rede pública do Estado.

Impressionado com o caráter epidêmico que a incidência de distúrbios alimentares vêm atingindo, o deputado Otoniel Lima (PR), autor da proposição, considera que, face à exposição de estimulações da mídia e da sociedade, há atualmente uma constante obsessão com a aparência e uma visão distorcida do próprio corpo, de uma forma tal que os adolescentes e jovens são potencialmente os mais atingidos por estas perspectivas.

Estudos indicam que a maior incidência de distúrbios alimentares como a anorexia, a bulimia, o transtorno do comer compulsivo e o transtorno do comer seletivo acontece na faixa dos 12 aos 25 anos, sendo que a anorexia, por exemplo, acomete cerca de 1% da população de adolescentes. Lima afirma que "quanto mais cedo se detectarem os sinais nos estudantes da rede pública de ensino de que há risco de instalação de um transtorno alimentar, mais chance de sucesso terá o tratamento".

O projeto pretende que se identifiquem os portadores de distúrbios alimentares nas escolas por meio da avaliação de uma equipe multidisciplinar, que também prestará orientações por meio de materiais educativos.

Os alunos que estiverem vivendo um distúrbio alimentar serão encaminhados para um atendimento ambulatorial nas unidades do SUS.

olima@al.sp.gov.br

alesp