A odisséia espacial de Walmir Teixeira: um equilíbrio cromático entre ciência e poesia


A pintura de Walmir Teixeira está numa nova dimensão humana: a espacial. Seu mérito é de dar prosseguimento a um discurso além da retórica comemorativa: abrindo dialeticamente o espaço e assumindo uma linguagem responsável toda sua.
Em vista de uma contínua necessidade de esclarecimento conceitual, onde a raiz de um fenômeno pode estar presente em diversos períodos, ele alinha sua linguagem sobre posições sempre novas. O pintor encontrou desde logo um equilíbrio entre ciência e poesia, com vantagem para essa última.
Todo artista tem a necessidade de definir a posição do pintor contemporâneo frente às componentes históricas, de conteúdo e de forma da era que se abriu. Trata-se de um discurso difícil, que Walmir Teixeira elabora com fortíssima paixão.
A sua pintura é feita de sol e de luminosidade. Corre sobre o fio da fantasia como um acrobata - equilibrista capaz dos mais árduos volteios. Um fio sem rede, bem entendido, onde cada pincelada nasce da invenção do momento, obedece a um impulso imediato, responde a exigência de dar forma e cor a uma nova descoberta.
A fantasia deve ter uma certa ordem e a pintura, necessariamente, regras. Sonhando em outros mundos e em outras civilizações, o artista prossegue no caminho e sua pintura assume cada vez mais força e vitalidade. O seu discurso se compõe assim de mil episódios cromáticos que se fundem numa visão floral, numa grande sagração, de resultado verdadeiramente poético.
O vigor de seu temperamento é manifesto em cada obra e em cada pincelada, onde a interpretação e a transfiguração se evidenciam em chave de sentimento e de fantasia. Trata-se de uma pintura que do inconsciente penetra com insistência dentro dos limites do real, quase a evocar os segredos e os mistérios que se escondem. Mistérios e segredos que compõem a essência de nossa condição humana e que somente a luz da arte pode paulatinamente desvendar.
Calor e vitalidade se liberam de sua obra "Tatáuata" (fogo que anda), doada ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa, onde nada é artificialmente desejado. Sensível ao espetáculo da vida Walmir Teixeira domina o seu tema cósmico e nos comunica suas emoções: a proeminência do lirismo é a lei essencial de sua arte.
O Artista
Pintor, gravador, escultor e ilustrador, Walmir, pseudônimo artístico de Walmir Teixeira da Silva, nasceu em Palmital, São Paulo, em 1943.
Participou de inúmeras exposições coletivas das quais destacamos: Xilogravuras, Galeria Veríssimo, SP e Aldeia de Carapicuíba, SP (1969); IV Salão de Arte Contemporânea de São Caetano do Sul, SP (1970); III e IV Encontro de Artes Plásticas de Atibaia (1970 e 1971); Exposição de Arte Contemporânea, School of Marie Imaculate, SP (1971, 1972 1974, 1975, 1976, 1977 e 1979); "Grupo Atelier 178", Galeria Atualidade da Hebraica, SP (1980); Chapel Art Show, SP (1980, 1981, 1982, 1999 e 2001);
Realizou as seguintes mostras individuais: "Abstração", Galeria Batuque, SP; Bienal de Nacional, SP (1972); "Tridimensional", Espaço Tabacow, SP (1991); "Conexão com o inconsciente", Galeria de Arte André, SP (1993); Itinerante, salas Vips Dinners, Aeroportos de Recife, Fortaleza e São Paulo (1995); "Essência Interior", Galeria de Arte André, SP (1998); Sala Vip TAM (2001); Jill's Gallery, Karlrushe, Alemanha; " Os 7 baluartes do Abstracionismo Brasileiro", Nova Galeria André (2002) e XVII Centro Brasileiro-Britânico, SP (2003).
Além de expor na Iugoslávia, Estados Unidos, Alemanha e Portugal, possui obras no Acervo do Museu Nacional de Belas Artes de Santiago, Chile e Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e diversas coleções particulares.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações