Deputados petistas defendem sistema único de segurança


05/04/2004 20:25

Compartilhar:

Seminário na Assembléia propõe Sistema Único de Segurança Pública para o pais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Sem SegPub 5abr4B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Frateschi, presidente estadual do PT abre os trabalhos do seminário <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Sem SegPub 5abr4A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

O auditório Franco Montoro sediou, nesta segunda-feira, 5/4, na Assembléia Legislativa, seminário com o tema "O que os municípios podem fazer pela segurança pública", coordenado pelo deputado Vanderlei Siraque (PT). O parlamentar abriu os trabalhos afirmando que a construção de um sistema único de segurança no país, integrando municípios, estados e União é a proposta de seu partido para a área.

A abertura do seminário foi feita pelo presidente estadual do PT, Paulo Frateschi, que destacou a importância de ampla campanha "para que todos os municípios governados pelo partido discutam com a sociedade local seus problemas na área de segurança pública". Segundo ele, ao final desse encontro será discutida a elaboração de uma cartilha para subsidiar os programas de segurança pública nos governos municipais: "O povo quer propostas, na área municipal, de projetos para garantir a segurança pública, embora seja do âmbito estadual", disse.

Segundo Siraque, que é coordenador da área de Segurança Pública no Grupo de Trabalho Eleitoral do PT no Estado, além de vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembléia, o objetivo desse encontro, que tem como público alvo os pré-canditados a prefeitos e vereadores do Estado, é a formulação de propostas na área. No final do seminário, os dados colhidos foram repassados via internet, para todos os municípios paulistas, oferecendo subsídios aos governos locais.

Reversão de tendência

Para Carolina Ricardo, da Secretaria Executiva do Fórum Metropolitano de Segurança Pública de São Paulo, a década de 90 foi marcada por um aumento brusco do número de homicídios, mas essa tendência vem sendo revertida desde o ano 2000, segundo apontam os dados oficiais. Ela acredita que existe uma diferença entre o que os dados apontam e o que as pessoas sentem.

Entre a atividades do fórum, está previsto para junho curso de formação de gestores locais em prevenção da violência nos municípios, patrocinado pelo Banco Mundial.

Também participou da abertura do encontro o deputado Cândido Vacarezza, líder da bancado do PT, que destacou a importância da realização desse encontro na Assembléia. Vacarezza preconiza a implementação de políticas públicas para segurança pública, garantindo seu apoio para a concretização das medidas que forem acordadas pelos participantes do seminário.

alesp