Relatório aponta menor índice de mortalidade infantil no Estado


22/07/2009 12:13

Compartilhar:

Edmir Chedid e o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2009/EDMIRCHEDIDINFANTIL.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Estado de São Paulo atingiu em 2008 o menor índice de mortalidade infantil de sua história, segundo o relatório do governo do Estado apresentado ao deputado Edmir Chedid (DEM). De acordo com balanço da Secretaria da Saúde, a taxa ficou em 12,5 óbitos de crianças menores de um ano por mil nascidas vivas, o que representa uma queda 15,54% na comparação com 2003, quando o índice era de 14, 8.

Entre os principais motivos para a queda na taxa de mortalidade infantil estão o aprimoramento da assistência ao parto e à gestante e a vacinação em massa de crianças pelo SUS. "A queda se deve aos programas desenvolvidos pelo Estado. A partir das medidas adotadas, foi possível realizar um mapeamento e propor medidas que levassem à diminuição da mortalidade infantil", disse Edmir Chedid.

Em 2007, o índice registrado foi de 13 óbitos de crianças menores de um ano por mil nascidas vivas. No ano anterior, 13,2, contra 13,4, em 2005, e 14,2, em 2004. E para que o número de óbitos seja menor neste ano, a Secretaria da Saúde anunciou o maior programa de combate à mortalidade infantil e materna do Estado. "O programa prevê investimento nos profissionais e distribuição de informativos", concluiu.

Para a implantação das ações, a Secretaria da Saúde utilizará como base o projeto-piloto implantado na região de Sorocaba, que será estendido, inicialmente, a Taubaté, Baixada Santista, Vale do Ribeira e Bauru, regiões consideradas prioritárias por concentrarem as mais altas taxas de mortalidade materna e neonatal ou por terem grande número de municípios com índices elevados de mortalidade infantil.



echedid@al.sp.gov.br

alesp