Lei deverá obrigar uso de desfibrilador em locais movimentados


16/12/2009 19:47

Compartilhar:

Baleia Rossi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2009/BALEIADESFIBRILADOR.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Lei 12.736, de 15/10/2007, de autoria do deputado Baleia Rossi, líder do PMDB na Assembleia Legislativa, tornando obrigatório em todo o Estado de São Paulo o uso de desfibrilador, aparelho médico para socorrer problemas cardíacos súbitos, teve sua importância reafirmada por um estudo que acaba de ser apresentado num congresso da American Heart Association, em Orlando, nos Estados Unidos.

O estudo revela que, em dois anos, o uso de desfibriladores nas estações do Metrô de São Paulo aumentou em 36% a sobrevida de pessoas que sofreram parada cardiorrespiratória. Segundo Baleia Rossi, este resultado é extraordinário, pois comprova que o uso deste aparelho médico em locais de grande concentração popular, como determina a lei de sua autoria, pode mesmo salvar muitas vidas. "A literatura médica diz que, a cada minuto de parada cardíaca, a pessoa perde 10% de chance de vida e por isso poucos sobrevivem além dos 10 minutos", informou Baleia Rossi.

Já sancionada pelo governador José Serra, a lei aguarda apenas regulamentação para que o uso do desfibrilador, em locais como aeroportos, metrôs, rodoviárias, shoppings, feiras de exposição e eventos esportivos e artísticos, entre outros, se torne uma obrigatoriedade legal, cuja desobediência resultará em punição aos responsáveis pela infração.



baleiarossi@al.sp.gov.br

alesp