Comissão quer informações sobre suspeitas irregularidades em cooperativa habitacional


17/04/2008 19:34

Compartilhar:

Reunião da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/COM DEF CONS  GERAL 647 ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da Alesp, presidida pelo deputado Alex Manente (PPS) aprovou nesta quinta-feira, 17/4, requerimento dos deputados Samuel Moreira, Bruno Covas, Maria Lúcia Amary e Celino Cardoso, todos do PSDB, convidando o presidente da Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop), João Vaccari Neto, o advogado das Associações de Mutuários da Bancoop, Valter Picazio Júnior, e o promotor de Justiça José Carlos Blat, do Ministério Público Estadual, com o objetivo de obter informações sobre supostas irregularidades financeiras praticadas contra três mil mutuários da referida entidade. Conforme o documento, os representantes da cooperativa devem ser ouvidos em datas distintas.

A Bancoop, criada há 12 anos para facilitar o acesso dos bancários a adquirirem imóveis a preço de custo por meio de autofinanciamento, está sendo investigada pelo Ministério Público Estadual por suspeita de fraude. Os cooperados reclamam pelo pagamento já efetuado por apartamentos dos quais não receberam as chaves e denunciam terem sido vítimas de pressão para cobrir um rombo financeiro na cooperativa.

Em nota divulgada no site da entidade, a Bancoop diz: "A Bancoop está em funcionamento normal e as obras são tocadas de acordo com o fluxo de caixa de cada um dos empreendimentos e todos possuem conta corrente individualizada, a movimentação financeira é feita exclusivamente por meio dessa conta e isso não irá mudar. Todos os fatos divulgados correspondem aos anos de 2001 e 2002, quando os responsáveis pela gestão da entidade não eram os atuais. Não existe falência alguma, nem tampouco qualquer pedido de falência. A natureza jurídica de cooperativa, pela lei, não está sujeita à falência. Portanto a informação está errada. Em outras palavras, a Bancoop não está quebrada, nem poderia quebrar. A inadimplência de seus cooperados gera alteração no fluxo de caixa e, conseqüentemente, atraso na entrega das obras..."



Outros requerimentos



De iniciativa do presidente da comissão, foi aprovado requerimento solicitando à AES Eletropaulo que informe sobra a desativação de postos de atendimento e sobre as medidas que a concessionária adotará para que as contas de luz sejam devidamente entregues em bairros de São Bernardo do Campo. O requerimento solicita também esclarecimentos sobre a política da empresa em relação às servidões de passagem que estão sendo fechadas no referido município.

O deputado Carlinhos Almeida (PT) apresentou requerimento pedindo a realização de audiência pública para averiguar os acidentes que vem vitimando proprietários do veículo Fox, da Volkswagen, em decorrência do mau posicionamento de uma trava localizada em seu banco traseiro.

Outro assunto tratado pelos parlamentares foi a alteração da data e horário da reunião da comissão. A partir de 29/4, a CDC passa a se reunir sempre às terças-feiras, às 15h30.

alesp