FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTADO

Região de São José dos Campos quer incentivo ao turismo
17/11/2003 19:53

Compartilhar:

Autoridades e representantes de instituições presentes à reunião do Fórum Legislativo de Desenvolvimento Econômico Sustentado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/SJCplateia.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente da Assembléia Legislativa, Sidney Beraldo, explica a finalidade do Fórum<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/SJC - Mesa.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da Redação

Autoridades e representantes de instituições presentes à reunião do Fórum Legislativo de Desenvolvimento Econômico Sustentado, realizada nesta segunda-feira, 17/11, em São José dos Campos, solicitaram maior incentivo ao turismo na região.

O evento foi aberto pelo presidente da Assembléia Legislativa, Sidney Beraldo, que explicou a finalidade do Fórum: buscar formas de crescimento econômico capazes de garantir a preservação ao meio ambiente e a qualidade de vida.

Após a apresentação do técnico do Nesur-Unicamp, o prefeito de São José dos Campos, Emanoel Fernandes, fez seu pronunciamento e declarou que, no próximo dia 28/11, será inaugurado o Centro de Empreendedorismo e Competitividade da cidade, na busca de catalisar esforços do município para incentivar o desenvolvimento.

Blaird Cardoso, representante do Sindicato de Empresas de Transporte de Cargas do Vale do Paraíba (Sindivapa), defendeu a reformulação desse sistema. "Se isso não ocorrer, o desenvolvimento sai prejudicado", disse Cardoso. Ele reivindicou, ainda, a internacionalização urgente do aeroporto da cidade e a modernização do Porto de São Sebastião.

O turismo foi o tema da inserção de Ramon Touron, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos, na reunião do Fórum Legislativo de Desenvolvimento Econômico Sustentado realizada naquela cidade nesta segunda-feira, 17/11. Segundo o secretário, é preciso um trabalho de conscientização da sociedade sobre o papel do turismo como gerador de riqueza e de empregos. "Agregado a isso, há necessidade de se capacitar a mão-de-obra do setor."

Antonio Carlos Silva, prefeito de Caraguatatuba, sugeriu a criação do Centro de Artesanato do Litoral Norte e engrossou o coro de apoio à internacionalização do aeroporto de São José. Mas apontou a falta de segurança como o maior problema daquela região. "O reforço do efetivo durante a temporada não resolve a questão da criminalidade, uma vez que os policiais vêm de outras localidades sem conhecer as peculiaridades da região", disse o prefeito.

"Caraguatatuba conta com um centro do Programa de Expansão da Educação Profissional, que não tem conseguido atender a crescente demanda", disse Silva, pleiteando soluções.

Messias Silva, diretor geral da Faculdade de Engenharia Química de Lorena (Faenquil), informou que há um projeto na Casa Civil para que a Universidade de São Paulo encampe aquela instituição de ensino superior. "Solicito à Assembléia que ajude essa proposta a se concretizar", apelou

Em nome do Conselho de Sociedades Amigos de Bairros de Jacareí, Silvana Silva afirmou que falta parceria entre governo e essas instituições. "Em conjunto, poderiam ser discutidas alternativas, por exemplo, para melhorar a segurança pública, item fundamental para atrair o turismo", sustenta.

O prefeito de Ubatuba, Paulo Oliveira, falou da falta de saneamento e a da poluição de rios e praias. Segundo ele, "não se pode pensar em desenvolvimento sem preservação do meio ambiente." Oliveira reclamou que o projeto de gerenciamento costeiro esqueceu os quilombos e queixou-se da situação das unidades de saúde e hospitais que recebem muitos pacientes durante a temporada, "em número além de suas capacidades". O prefeito ainda pediu a reestruturação do aeroporto de Ubatuba.

O baixo percentual de recursos destinados pela União e pelo Estado, a partir da arrecadação de tributos, foi a reclamação dos prefeitos de São Luis do Paraitinga, Danilo Toledo, e de São Bento de Sapucaí, Geraldo Dias.

Beraldo reforçou que é preciso aumentar o pacto federativo. "De fato é injusto a União arrecadar 63% de impostos, os estados 22% e os municípios ficarem com apenas 15%, inclusive, porque sabemos que os recursos são mais bem aproveitados quando estão nas mãos dos prefeitos.

Documento reúne demandas

Segundo o deputado Carlinhos de Almeida (PT), a região impressiona pelo desenvolvimento alcançado no eixo Dutra, que se contrapõe às dificuldades dos municípios próximos à Serra do Mar.

O parlamentar anexou ao relatório do Fórum documento que reúne as demandas da região, que ele enumerou em cinco tópicos: aprimoramento da infra-estrutura de transportes, com internacionalização do aeroporto e melhoria das condições das rodovias; ampliação de vagas do ensino superior; incremento do turismo, a fim de aproveitar a diversidade da região (praias, turismo religioso, montanhismo etc); investimento na área de segurança pública, cujas deficiências estrangulam o desenvolvimento; e transformação da região administrativa em região metropolitana, de forma a propiciar criação de fundo de recursos e de agência de desenvolvimento.

A deputada federal Angela Guadagnin (PT/SP) destacou que não é apenas o fator riqueza que contribui para o desenvolvimento. "É preciso, por exemplo, investir na educação, e esta região carece de instituições de ensino superior. Outra demanda é aproveitar o potencial que as cidades do Vale do Paraíba têm para a formação de um pólo turístico."

O deputado Padre Afonso (PV) disse que a região tem muitos artesãos, que não contam com programa de incentivo para a comercialização de seus produtos. "É uma das vocações da região pouco aproveitada por falta de planejamento." Padre Afonso reclamou da falta de articulação política para a implementação de projetos voltados à sociedade. "Há uma grande dívida social a ser resgatada."

Também compareceram à reunião os prefeitos de Bananal, Wilton Pereira, de Guaratinguetá, Francisco Santos, e de Queluz, Mário Fabri Filho.

alesp