Relatório da Unesco reforça suspeita de manipulação das estatísticas criminais, afirma deputado


31/05/2005 10:13

Compartilhar:


O deputado Vanderlei Siraque (PT), vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa, afirmou que os números divulgados pela Organização das Nações Unidas para Educação e Cultura (Unesco) no "Mapa da violência de São Paulo" reforçam as denúncias e suspeitas de possível manipulação das estatísticas criminais veiculadas pelo governo do Estado.

"Os dados divulgados pela Unesco deixam claro que há distorções entre os números do Ministério da Saúde e os da Secretaria de Segurança Pública", observou o deputado. De acordo com o ministério, em 2002, a taxa de homicídios dolosos registrou decréscimo de 2,1%. Já o governo estadual informa que, naquele ano, houve queda superior a 10%. "Como é possível dois órgãos públicos divulgarem levantamentos tão diferentes?", questiona Siraque.

CPI

Siraque vem se ocupando do assunto desde 2001, quando a chamada "maquiagem de BOs" foi denunciada pelo presidente do Sindicato dos Delegados do Estado de São Paulo, Paulo Siquetto, e esteve em discussão na Assembléia Legislativa.

Reeleito, Siraque pediu, em março, a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar denúncias de irregularidades na confecção dos boletins de ocorrência da Polícia Civil.

Segundo as denúncias, veiculadas pela imprensa em janeiro deste ano, diversos crimes não são computados nas estatísticas criminais de São Paulo " homicídios, por exemplo, estariam sendo classificados como morte a esclarecer ou encontro de cadáver. "Apresentar uma falsa diminuição na criminalidade é um prejuízo imensurável, uma vez que, além de dificultar o trabalho das polícias, a alteração dos dados estatísticos impede a população de cobrar mais eficiência do governo do Estado", observou o parlamentar.



vsiraque@al.sp.gov.br

alesp