Deputados querem reunião com prefeito para discutir instalação de pátio de contêineres


24/05/2005 11:07

Compartilhar:

Fausto Figueira e Maria Lúcia Prandi em reunião pública na Câmara Municipal de Cubatão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Fausto conteineres 24maio.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Fausto Figueira

Os deputados Fausto Figueira e Maria Lúcia Prandi, ambos do PT, devem se reunir com o prefeito de Cubatão, Clermont Silveira Castor, para discutir, ao lado dos vereadores petistas e da comunidade local, a instalação de pátios de contêineres no Jardim Casqueiro. A realização do encontro foi decidida na noite de segunda-feira, 16/5, durante reunião pública sobre o tema na Câmara Municipal da cidade.

Os moradores do Jardim Casqueiro, que lotaram o auditório da Câmara, manifestaram-se contra a instalação de dois pátios, um ao lado do Sesi e outro próximo à fábrica da Perdigão. No caso do Sesi, a Secretaria de Meio Ambiente da cidade afirmou não ter competência para liberar a área e encaminhou o pedido ao órgão estadual. O DEPRN, por sua vez, forneceu licença ambiental para o desmatamento do terreno do Sesi.

A medida foi contestada pelo Ibama, que deu entrada em processo jurídico questionando a licença e pedindo estudos de impacto ambiental. A área ao lado da Perdigão, segundo o Ibama e o DEPRN, ainda não recebeu nenhuma licença porque não há necessidade de desmatamento

Diante de críticas e protestos, o representante do departamento pediu desculpas aos presentes e disse que agiu dentro da lei e das normas técnicas, mas não sabia que um laudo seu causaria tanto descontentamento.

O deputado Fausto Figueira posicionou-se a favor da comunidade, defendeu a criação de um plano diretor eficiente, a análise de projetos por toda a comunidade e colocou-se à disposição dos moradores como intermediador desse processo. "Sou contra a existência de pátio de contêineres em áreas residenciais", enfatizou.

Para Maria Lúcia Prandi, é necessário um planejamento das cidades, compatibilizando o desenvolvimento e a qualidade de vida dos moradores.

Os moradores temem que com a instalação dos pátios haja tráfego pesado pelas ruas do bairro, o que poderia causar problemas nas estruturas das casas, poluição e barulho. Além disso, têm receio de que suas casas desvalorizem, que aumente a criminalidade e que o Jardim Casqueiro se torne um imenso pátio a serviço do porto.

O representante da associação do bairro, Armando Campinas, disse que os moradores não estão dispostos a ceder mais a favor do desenvolvimento e convidou a todos para uma manifestação no bairro no dia 4 de junho, às 13 horas

e-mail: ffigueira@al.sp.gov.br

alesp