Frente Parlamentar em Defesa da Citricultura debate problemas do setor


22/10/2009 20:48

Compartilhar:

 Roberto Massafera<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/CITRICULTURARobertoMassafera-1MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/CITRICULTURALARANJASMAU_1086.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Simão Pedro <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/CITRICULTURASimaoPedro-1MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Zico Prado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/CITRICULTURAJoseZicoPrado-MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar em Defesa da Citricultura reúne-se na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/CITRICULTURAMESAMAU_1120.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Vaz de Lima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/CITRICULTURAVazdeLima-2MAU.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cláudio Alvarenga, Flávio Viegas e Gilson de Souza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/CITRICULTURAClaudioAlvarenga.FlavioViegaseGilson de Souza-4mau.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Parlamentar em Defesa da Citricultura, coordenada pelo deputado Davi Zaia (PPS) reuniu, nesta quinta-feira, 22/10, produtores, integrantes de entidades representativas do setor, representantes do governo, prefeitos e vereadores de diversos municípios do Estado, além de deputados estaduais, com o objetivo de debater os problemas que são enfrentados pelos citricultores do Estado de São Paulo.

Apontada como a terceira maior cultura no Estado, a citricultura passa por um momento de grande dificuldade devido à concentração das plantações em grandes propriedades, muitas delas pertencentes à indústria do suco de laranja, levando o pequeno e médio produtor, muitas vezes, a ser obrigado a vender sua propriedade. O setor também encontra problemas no preço da laranja e nas pragas que assolam as plantações, levando à erradicação de milhares de pés de laranja.

Davi Zaia salientou a necessidade de que os vários segmentos ligados ao setor se unam para enfrentar a situação. O deputado Antonio Mentor (PT) destacou as dificuldades nas relações de trabalho na citricultura, a necessidade de financiamento para agregar valor ao produto, o problema das taxações e a necessidade de criar programas de incentivo ao consumo interno do suco de laranja. O deputado Roberto Massafera (PSDB) destacou a importância da citricultura na geração de divisas para o país e de mão de obra, além da necessidade da criação de seguro para ajudar o produtor com as perdas decorrentes das pragas.

Para o presidente da Associtrus, Flávio Viegas, o maior problema do setor é a concentração da produção. "De um lado, o governo promove a reforma agrária; de outro, setores deste próprio governo trabalham no sentido oposto", opinou.

"A questão do preço destrói o ânimo do citricultor", declarou Kal Machado, presidente da Associação dos Municípios Citrícolas (Amcisp). Para ele, é preciso mudar a cultura política do país que privilegia a plutocracia.

Cláudio Alvarenga, representante da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, informou que o governo estuda a inserção do suco de laranja no programa "bom prato" e na merenda escolar. Afirmou também que há investimentos em pesquisa do genoma da citricultura e de sanidade fito-sanitária (combate às pragas). Além disso, disse que a Secretaria da Agricultura está prestes a efetivar o seguro para a citricultura, instrumento que diminuiria o impacto das perdas decorrentes de pragas.

Participaram também do debate os deputados Simão Pedro (PT), Gilson de Souza ( DEM), José Zico Prado (PT) e Vaz de Lima (PSDB).

alesp