Alesp visita Projeto Baccarelli


04/03/2011 19:35

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/BaccarelliDSC02593.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O Instituto Baccarelli é uma associação com fins não econômicos que tem entre seus objetivos institucionais desenvolver a cultura musical <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/BaccarelliDSC02589.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/BaccarelliDSC02583.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antonio Mentor presente ao evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/BaccarelliDSC02585.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na última quarta-feira, dia 2/3 de março, uma comitiva do Departamento de Recursos Humanos da Assembleia Legislativa visitou a sede do Instituto Baccarelli, na comunidade de Heliópolis, na capital paulista. Estavam presentes o diretor do Departamento de Recursos Humanos da Alesp, Élcio Avelino Araújo, as diretoras Regina de Souza Moreira e Flora César Guarabira dos Serviços de Seleção, Treinamento e Capacitação e Planejamento de Recursos Humanos, respectivamente, e Carlos Alberto Garcia Fresqui, funcionário da Divisão de Desenvolvimento de Recursos Humanos. Nesta visita também estava presente o Deputado Antonio Mentor (PT) que acompanha o trabalho do projeto em Heliópolis desde sua criação.

O Instituto Baccarelli é uma associação com fins não econômicos que tem entre seus objetivos institucionais desenvolver a cultura musical em todas as suas modalidades, organizar e manter uma orquestra, incentivar a música erudita brasileira e ainda, desenvolver a cultura musical em todas as suas modalidades.

O grupo foi recepcionado pelo Diretor de Relações Institucionais, Edmilson Venturelli, que apresentou à equipe da ALESP as instalações do Instituto e os projetos desenvolvidos:



PROJETO SINFÔNICA - A Sinfônica Heliópolis tem por objetivo proporcionar a prática orquestral e o conhecimento do repertório sinfônico a seus jovens musicistas. Os alunos que compõem a sinfônica são de famílias de baixa renda e recebem bolsa auxílio para que possam se dedicar ao estudo instrumental e conquistar seu espaço no meio artístico. Com um repertório variado e uma qualidade musical que impressiona qualquer platéia, a sinfônica Heliópolis, ação sócio-cultural desenvolvida pelo Instituto Baccarelli, já se encontra entre as melhores orquestras jovens da cidade.



PROJETO CORAL DA GENTE - O Coral da Gente surgiu em 2000 e promove o aprendizado de canto coral de crianças e adolescentes da comunidade de Heliópolis, em São Paulo, e do DER, comunidade de São Bernardo do Campo. As aulas são ministradas por profissionais conceituados e preparados pedagogicamente para trabalharem o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos. As crianças aprendem técnica vocal, postura, respiração, percepção musical e recebem aulas de expressão cênica. Com repertório diversificado e de qualidade, o Coral da Gente realiza constantes apresentações em casas culturais importantes de São Paulo.



PROJETO ENCANTAR NA ESCOLA

Idealizado para ser desenvolvido em escolas da rede pública de ensino, o projeto Encantar na Escola foi implantado no município de São Bernardo do Campo, para proporcionar as crianças de escolas públicas a oportunidade do contato com o mundo da música, interagindo positivamente e diretamente no ambiente escolar, estimulando o aprendizado e a elevação da auto-estima dos alunos. Os regentes selecionados pelo Instituto vão até as escolas acompanhados por pianistas e ministram aulas de canto coral para crianças de 6 a 11 anos, matriculadas no ensino fundamental.



PROJETO ORQUESTRA DO AMANHÃ - O projeto Orquestra do Amanhã proporciona a crianças e adolescentes o estudo dos instrumentos que compõem o universo de uma orquestra sinfônica, como violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone e percussão. O projeto oferece aulas individuais e coletivas, forma grupos de música de câmara, como quinteto de sopros, orquestra de câmara, quinteto de metais, grupo de cellos, grupo de violas e conta também com uma Orquestra Didática. A Orquestra do Amanhã desenvolve as habilidades dos alunos e oferece oportunidade para que os mesmos possam se aperfeiçoar no aprendizado instrumental.

Atualmente o projeto mantém cerca de 1000 jovens em aprendizado musical, amparados por bolsa de estudo e cercados de moderna infraestrutura física e um corpo docente de altíssimo nível, para a garantia tanto da inserção social, manutenção da cidadania e, principalmente, a oportunidade da excelência de aprendizado destes jovens profissionais que serão lançados para o mercado e para o mundo, e hoje este trabalho já tem reconhecimento internacional.



*Regina Moreira é diretora do Serviço de Seleção, Treinamento e Capacitação do DRH

alesp