Opinião - A democracia se fortalece na pluralidade


30/09/2011 17:55

Compartilhar:


Vivemos um sistema político ainda novo. Muitos sucumbiram na busca por uma abertura política no país para que hoje os cidadãos pudessem expressar suas convicções sem se preocupar com a vigilância dos censores. Desde o movimento das Diretas Já, várias agremiações partidárias tomaram lugar no cenário político-eleitoral com o objetivo de garantir aos brasileiros uma representação legítima.

Há quem reclame da grande quantidade de partidos.Todavia, isto é algo que somente o Congresso poderá resolver no dia em que decidir levar a cabo a reforma política tão desejada por todos. Entretanto, não se pode negar à sociedade o direito de conferir a uma nova associação os poderes para representá-la no Executivo e no Legislativo. Pudemos observar que esta tentativa de cerceamento ocorrera recentemente com dois partidos que ousaram renovar a política de nosso país.

Um deles foi o Partido Republicano Brasileiro, que tão logo iniciou seu processo de homologação, passou a ser rotulado pela mídia e alguns setores da sociedade como o partido de uma igreja evangélica tão somente, e que não haveria motivo para a criação de mais uma legenda.

Contrariando esta argumentação, o PRB foi um dos principais colaboradores no projeto que tirou milhões de brasileiros da linha da pobreza durante o governo Lula.

Caso similar aconteceu com o Partido Social Democrático, que sofreu a mesma intolerância, por pretender disputar espaços já enraizados por outros partidos políticos.

Concebido com o propósito de ser um agente construtivo, o PSD se espelha nas demais democracias do mundo, em que existe, sim, a figura de representantes que não pertencem ao governo, mas que contribuem com as propostas que são benéficas para o país. Ou seja, não são líderes de uma oposição obstinada.

O Brasil precisa de novas alternativas, quer sejam políticas ou de grupos de comunicação, pois a democracia se fortalece quando há participação de todos, não apenas de alguns segmentos da sociedade.

Quero deixar registrados neste espaço meus votos de sucesso ao prefeito Gilberto Kassab, criador do PSD, com o desejo de que esta iniciativa contribua para a construção de um futuro melhor para o povo brasileiro.



*Milton Vieira é deputado estadual pelo DEM

alesp