Trabalho e Ética

Opinião
28/11/2006 18:06

Compartilhar:

Said Mourad<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Said Mourad.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Trabalho, seriedade e ética devem ser os pontos básicos, de uma pauta obrigatória, para os deputados paulistas eleitos para um mandato de 15 de março de 2007 a 15 de março de 2011. A política paulista está de caras novas. É a aposta do eleitor em novo tipo de político: o que trabalha com prestação de conta, sem promessas e utopia.

Os partidos tendem esquecer as desavenças e concordar numa direção de lealdade ao eleitor, produzindo e aprovando matérias de interesse da sociedade. Pautas obrigatórios como saúde, segurança e educação devem ser colocados em debate a procura de soluções urgentes, pois os problemas são gritantes e o cidadão não está interessado na cor do partido político e suas idéias, mas na solução das questões que afetam o cotidiano das pessoas.

A TV Assembléia, a divisão de imprensa, a internet e ainda a presença da sociedade organizada, como sindicatos, associações, organizações não governamentais etc fazem com que o Parlamento seja transparente aos extremos e desta forma, reflete os anseios da sociedade paulista.

Partindo destas considerações, a tendência do cenário político paulista para os próximos quatro anos, é de grandes mudanças na estrutura partidária, que devem ser vistas logo após as eleições municipais de 2008. Não deve haver espaço para conchavos estranhos aos interesses da sociedade. O próprio sistema deve se encarregar de fechar as brechas que podem permitir tais aberrações. A cobrança da sociedade será mais consistente, principalmente porque existe uma vigilância maior, pois o cidadão de sua casa, na internet ou TV Assembléia pode acompanhar o trabalho de seu representante.

O aperfeiçoamento lento, porém, consistente, da política paulista permite visualizar mais conquistas em termos de infra-estrutura para a sociedade em geral, principalmente nas regiões periféricas e menos favorecidas.

A preocupação dos políticos paulistas passa a ser obrigatória no sentido de apresentar projetos ou emendas orçamentárias em busca de melhor condição de vida. A integração entre parlamentares, vereadores, prefeitos e executivo estadual precisa ser mais estreita, em busca de investimentos governamentais em áreas deficitárias, como segurança, saúde e educação. As últimas eleições mostraram que somente quem trabalhou e mostrou resultados é que teve respostas positivas do eleitorado.

Os grandes blocos políticos que dominam o cenário nacional têm demonstrado tendências claras para o diálogo em busca de soluções para o País. O Estado de São Paulo tem sido um excelente exemplo, vista a sinceridade nos debates e a preocupação constante dos protagonistas em demonstrar melhores projetos, para apresentar soluções diante dos desafios que surgem constantemente.

Said Mourad*, 40 anos, deputado estadual e líder do PSC na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

alesp