Fundação Seade fará diagnóstico da qualificação de mão-de-obra


10/05/2007 16:34

Compartilhar:

Guilherme Afif Domingos e Paulo Alexandre Barbosa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/paulo alexandre seade.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Secretaria de Estado do Emprego e Relações de Trabalho fará amplo diagnóstico sobre a mão-de-obra em todo Estado de São Paulo. O estudo ficará sob a responsabilidade da Fundação Seade, que traçará as principais demandas de qualificação de cada cidade e a oferta de vagas de cursos técnicos e profissionalizantes. A previsão é que o levantamento seja iniciado em julho.

A informação foi anunciada nesta terça-feira, 9/5, pelo secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos, ao deputado estadual Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), em audiência realizada em São Paulo. Afif pediu apoio do parlamentar para mobilizar os prefeitos da Baixada Santista para colaborar com os técnicos da fundação na aplicação dos questionários.

O estudo deverá ser iniciado em julho e definirá prioridades para capacitação profissional, que poderá ser oferecida por entidades sem fins lucrativos, conforme proposta apresentada pelo deputado Paulo Alexandre Barbosa ao secretário.

A partir desse diagnóstico, serão analisadas as demandas de qualificação que poderão ser atendidas pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps). Quando não puder atender, o Paulo Souza atuará como centro certificador, credenciando entidades para a oferta desses cursos.

Em uma segunda etapa, a Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), vinculada à Secretaria de Gestão Pública do Estado, avaliará os resultados obtidos no processo de qualificação profissional.

"Propus ao secretário que os projetos de qualificação também sejam desenvolvidos em parcerias com associações de bairros, sindicatos, ONGs e igrejas. Já temos inúmeras instituições que oferecem capacitação sem qualquer ajuda do poder público", justificou o deputado.

Na audiência, Paulo Alexandre entregou relatório ao secretário para a implantação de cursos profissionalizantes na Zona Noroeste, em parceira com a ONG Proeco " Projeto Educacional de Conscientização e Orientação. Entre os cursos, estão os seguintes: Moda; Turismo e Hotelaria; Serigrafia; Secretárias do Lar; e Cuidadores de Idosos.

A proposta é incluir a secretaria entre os parceiros da ONG para ampliar a oferta de vagas. Atualmente, não há uma única escola profissionalizante pública na região.

pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp