Circo: arte milenar para todas as idades

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
26/03/2007 15:24

Compartilhar:

<i>A Dama com Máscara</i> " Elisabeth Tudisco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/tudisco - mascara2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> <i>Samba</i> " Gabriele Longobardi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/gabriela longobardi - samba.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> <i>Mascarado</i> " Thiago Martins<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/thiago martins - mascarado2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sem dúvida uma das mais antigas artes de espetáculos do mundo, o circo teve origem em povos nômades da Eurásia. Foram descobertas na China pinturas de acrobatas, contorcionistas, mascarados e equilibristas de mais de 5 mil anos.

O Dia Nacional do Circo é comemorado anualmente no Brasil em 27 de março, pois nesse dia nascia em 1897 o palhaço Piolin, que fez história entre nós.

Numa homenagem a todos os que trabalham nos diversos ramos de atividade do circo, publicamos nesta página obras que integram o acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo. Seus autores dedicaram suas criações aos trabalhadores-artistas dessa arte milenar que improvisam suas apresentações nas praças públicas, nas feiras populares e nos tradicionais picadeiros. Viva o Circo, uma atração para crianças de oito a oitenta anos!



Mascarado, de Thiago Martins " O artista nos mostra, através de uma conceitualização própria, que podemos seguir alegremente uma via moderna sem ignorar o passado, revitalizando a abstração diante do retorno das figurações circenses.

Dois Equilibristas, de Inos Corradin " O universo pessoal do artista, construído ano após ano, está repleto de emoções as mais diversas, reflexo do humor que envolve cotidianamente o seu fazer e onde está sempre presente o espírito de liberdade.

Samba, Gabriele Longobardi " A pintura dessa artista vem às vezes com acentos populares, às vezes com uma fantasia totalmente voltada à representação dos sentimentos. Sua obra supera as antigas concepções e concretiza uma visão nova, onírica e sarcástica.

A Dama com Máscara, Elisabeth Tudisco " O tema da escultura dessa artista permanece sendo preferencialmente o nu ou o retrato feminino encoberto por mascaras, motivos escolhidos para definir uma espécie de realismo do tipo lírico-simbólico, embevecido de ecos remotos, furtivamente alusivos, quase a sugerir com isto uma condição todavia perdida.

alesp