Encontro aborda exploração sexual no Brasil


19/05/2006 09:45

Compartilhar:

Beth Sahão em evento sobre a exploração sexual infanto-juvenil<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/sahaoexplorasex.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Beth Sahão (PT) expôs o trabalho da Frente Parlamentar Contra a Exploração Sexual Infanto-Juvenil, coordenada por ela, durante eencontro sobre o tema realizado nesta quinta-feira, 18/5, em São José do Rio Preto. Participaram também profissionais que atuam em organizações não governamentais e representantes dos poderes Executivo, Judiciário e do Ministério Público.

Beth avaliou, durante sua exposição, que a exploração é retroalimentada. "O abuso sexual, a violência doméstica e o trabalho infantil, muitas vezes, facilitam a "vitimização" das crianças", afirmou.

Presenciar o trabalho infantil nos semáforos, especialmente nas grandes cidades, é tido por muitas pessoas como natural, segundo sua avaliação. "Muitos pensam que se a criança está ali, não está roubando. Mas não é para roubar nem para trabalhar, tem é de estudar", disse a deputada, que defende uma intervenção maior do Estado por meio de políticas públicas que atendam às necessidades das pessoas nesta faixa etária.

"O combate ao crime da exploração só vai avançar se tivermos o comprometimento de todos os agentes públicos e da sociedade civil, organizada ou não, que tem de denunciar e se conscientizar de que a exploração não é uma opção, e sim um crime", finalizou.

O evento foi promovido pelo Centro Regional de Atenção aos Maus-Tratos na Infância de São José do Rio Preto (Crami).

bsahão@al.sp.gov.br

alesp