Projeto de lei que beneficia esporte aguarda sanção do governador


02/02/2007 16:12

Compartilhar:

Projeto "Futebol no nosso bairro", promovido pelo deputado Paulo Sergio em Guarulhos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/P Sergio PL sancao.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Projeto de lei de autoria do deputado Paulo Sergio (PV), aprovado pela Assembléia Legislativa em dezembro, aguarda sanção do governador. A proposição (PL 59/05) autoriza o Poder Executivo a destinar áreas do Estado para a prática de atividades esportivas, recreativas e de lazer.

De acordo com o deputado Paulo Sergio, "o uso das áreas públicas que estão ociosas vai permitir uma melhoria na qualidade de vida da população, graças à prática de várias modalidades de esporte e ao lazer, além de impedir que esses locais sejam ocupados clandestinamente com a construção de moradias irregulares", explica o parlamentar.

O deputado lembra que a prática do esporte mais popular do nosso país, o futebol, começou em 1894, quando o paulista Charles Miller voltou da Inglaterra, onde fora estudar e aprendeu o esporte criado pelos ingleses. Retornando ao Brasil com duas bolas de futebol, um livro de regras e um jogo de uniformes, Miller protagonizou com ingleses radicados em São Paulo o primeiro jogo de futebol do país, em em 1895. A partida foi disputada na Várzea do Carmo, entre os funcionários da Companhia de Gás e os da São Paulo Railway. Os da empresa ferroviária venceram por 4 a 2. A partir daí o futebol conquistaria todas as classes sociais, todas as idades, principalmente as comunidades mais carentes, pois pode ser praticado somente com uma bola.

Foi a partir dos antigos campos de várzea, hoje cada vez mais raros nas regiões metropolitanas, que grandes personalidades do esporte foram descobertas, sob a visão crítica dos olheiros de agremiações esportivas em busca de novos talentos.

"Na atualidade, áreas para a prática de esporte e lazer se tornaram mais raras. Portanto, ocupar essas áreas públicas ociosas pode proporcionar mais saúde física e mental. Se sancionada pelo governador José Serra,a nova lei beneficiará todas as classes sociais de nosso Estado", conclui Paulo Sergio.

psergio@al.sp.gov.br

alesp