Parlamentar elogia iniciativa de prefeitos da Baixada e critica modelo da Febem


08/04/2005 15:14

Compartilhar:

1º Secretário Fausto Figueira elogiou a iniciativa dos prefeitos em ceder espaços para a construção de unidades da Febem na Baixada<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Figueira8abril.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Fausto Figueira (PT), 1º secretário da Assembléia, elogiou a iniciativa dos prefeitos da região ceder espaços para a construção de unidades da Febem na Baixada. A observação foi feita após a exposição de projetos da Associação Cubatense de Capacitação para o Exercício da Cidadania (Accec), quinta-feira, 7/4, no Sindicato da Construção Civil de Cubatão. A organização, criada há cerca de 10 anos, desenvolve iniciativas de apoio e capacitação a jovens infratores e vítimas de maus tratos e suas famílias.

"A decisão dos prefeitos de abrigar unidades em cada um dos municípios é um avanço. Antes nenhum deles queria trazer o transtorno para si e agora pararam de empurrar o problema social, que deve ser enfrentado de maneira regional, para debaixo do tapete", declarou.

A Accec desenvolve projetos como o LA Febem, implantado em 1º de abril, para adolescentes infratores que passaram pela instituição e estão em liberdade assistida ou receberam como pena a prestação de serviços à comunidade. São realizadas oficinas culturais, atividades profissionalizantes e apoio aos familiares. Outra iniciativa, a Zanzalá, distribui R$ 100 mensais e uma cesta básica para adolescentes em conflito com a lei, além de atendimento psicossocial e oficinas, visando diminuir sua reincidência no crime. Também atende crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual e desenvolve projeto de incentivo ao primeiro emprego.

"Projetos como estes apóiam a reconstrução da família e incentivam a participação da iniciativa pública na criação de políticas sociais, como vem acontecendo no Governo Federal", afirmou Figueira. "Assumo o compromisso de ouvir e ajudar as iniciativas desse tipo com minha atuação política e o apoio dos demais deputados da região".

Segundo o presidente da Accec, Antônio Pádua Maia Azevedo, os projetos têm apoio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Cubatão, da Prefeitura de Cubatão e, em alguns casos, de indústrias do Pólo Cubatense e do Governo do Estado. "Nossa intenção é oferecer uma proposta de política pública para o município, para que ele atenda a demanda social e não aja apenas em projetos pontuais", disse.

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp