O padre que adotou Ribeirão Preto e o trabalho para os excluídos


09/11/2006 18:15

Compartilhar:

Padre Francisco Vannerom, ou Padre Chico<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Rafael Silva Padre Chico.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Rafael Silva (PDT) cumprimentou, nesta semana, o padre Francisco Vannerom, ou Padre Chico, como é mais conhecido. O vigário na paróquia de Santa Terezinha vai completar 30 anos de sacerdócio na região de Ribeirão Preto e afirma a todos, com convicção, que veio ao Brasil para ficar.

Nascido em Bruxelas, em 16/8/1948, filho do belga Josephus e da holandesa Elisabeth Maria, Francisco Vannerom cogitou, na adolescência, a possibilidade de ser jornalista, embora seu pai quisesse vê-lo formado engenheiro. Predominou, entretanto, a vontade de sua mãe " que hoje tem 86 anos e mora perto de Bruxelas " de oferecer o filho à Igreja.

Foi na cidade universitária de Louvalne que estudou por oito anos teologia, filosofia e história. Em 5/5/1973 foi ordenado padre, em uma cidade próxima a Bruxelas. Em 1975 tomou a decisão de ser missionário na América Latina e escolheu Ribeirão Preto, porque três padres belgas, Carlos, Paulo e Estevão, já estavam na cidade.

Em 4/4/1977, Padre Chico chegou a Ribeirão Preto e foi trabalhar na Paróquia Santa Terezinha. Atuou na capela Nossa Senhora do Rosário, no Morro do Cipó, na capela de Santa Rita das Palmeiras, então zona rural, e na igreja de Santa Rita de Cássia. Na época, com recursos vindos da Europa, ele conseguiu acabar com uma favela, onde construiu, em três anos, mais de 50 casas em regime de mutirão. Em parceria com um padre recém-ordenado, ajudou ainda a organizar sete CEBs " Comunidades Eclesiais de Base ", que formam a paróquia Jesus de Belém.

Em 1988, o Padre Chico assumiu como pároco e coordenou todas as pastorais sociais. Atuou no Centro de Direitos Humanos e Educação Popular e também nas Campanhas da Fraternidade. Na campanha de 1999, contra o desemprego, nasceu a ONG Crescer " Crédito Solidário. Em 2000, no Jubileu da Juventude, reuniu mais de 5 mil jovens católicos na cidade de Batatais.

Hoje, além de vigário na paróquia de Santa Terezinha, Padre Chico é assessor da Comissão Pastoral da Terra e atua nos assentamentos Sepé-Tiaraju, em Serrana, e Mário Lago/Fazenda da Barra, em Ribeirão Preto. É diretor da ONG Sonho Real, um núcleo assistencial e promocional localizado no bairro do Tanquinho que atende mais de 50 crianças carentes, com idade entre 3 e 6 anos de idade.

Segundo Padre Chico, voltar para a Bélgica é só para passear e visitar familiares.

"Já tenho mais tempo de Brasil do que de Bélgica. Foram 7 anos na Alemanha, 21 na Bélgica e quase 30 de Brasil. Encontrei aqui em Ribeirão Preto o espaço para realizar meu objetivo de vida " me colocar a serviço dos irmãos e irmãs socialmente excluídos", disse Padre Chico.

rsilva@al.sp.gov.br

alesp