Audiência em Prudente mostra vocação turística e agrícola da região

Audiência Pública LOA 2010 em Presidente Prudente
19/06/2009 18:56

Compartilhar:

Vocação turística e agrícola da região de Presidente Pudente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/PRUDENTEMesa.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência pública em Presidente Prudente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/PRUDENTEGeral.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Divino Anselmo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/PRUDENTEJoaoDivinoAnselmo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Auditório lotado <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/PRUDENTEAuditorio.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marinez Vian Bisacchi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/PRUDENTEMarinezVianBisacchi.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com o auditório da OAB-Presidente Prudente lotado, a quarta audiência pública promovida pela Comissão de Finanças e Orçamento, para debater o Orçamento estadual 2010, nesta sexta-feira, 19\6, teve a mesa de trabalhos composta pelo presidente da CFO, Mauro Bragato (PSDB), pelos membros da comissão Vitor Sapienza (PPS) e Enio Tatto (PT), pelos deputados Ed Thomas (PSB) e Olímpio Gomes (PV), pelo prefeito de Rancharia e presidente da Unipontal, Alberto Araújo, pelo presidente da Câmara de Presidente Prudente, Izaque Silva, pelo presidente da OAB-PP, José Francisco Medina, e representando o prefeito, Oswaldo Gava.

Bragato, que representa a região de Presidente Prudente na Assembleia, abriu o evento lembrando que esta edição de debate sobre o orçamento tem a peculiaridade de ser feita com bastante antecedência ao envio do projeto ao Legislativo, o que permite maior estudo das sugestões feitas pela população para a região.

A importância de se discutir o orçamento por regiões e o trabalho da comissão foi ressaltado por Sapienza. O deputado destacou que a comissão visitará praticamente todo o Estado para ouvir a população.

Tatto ressaltou que enquanto os funcionários públicos, inclusive os aposentados, como é o caso dos integrantes da Apampesp " bem representada na audiência -, ficam sem reajustes salariais decentes, o governo estadual gasta um bom quilate do orçamento com publicidade.

Gomes enumerou cortes orçamentários em segmentos importantes, como o Corpo de Bombeiros e o salvamento marítimo. Também falou do desrespeito do governador à data-base dos servidores estaduais.

Após saudações e menção à morte do prefeito de Florínea, Gerson Ferracini, Thomas disse que há consenso quanto à regionalização do orçamento. Ele ainda destacou que a região precisa de mais investimentos no setor agrícola, sem deixar de lado a valorização humana, passando por todos os segmentos. "Não basta acrescentar números, temos que acrescentar dinheiro. O governo anuncia que cinco mil famílias a mais serão atendidas pela Assistência Social, enquanto as 1.300 famílias inscritas ainda não receberam os recursos do Estado."

Izaque Silva abordou também a importância da regionalização do orçamento e a necessidade de que o Legislativo promova a fiscalização da efetiva aplicação do que for destinado à região de Prudente. O vereador sugeriu a criação do distrito de tecnologia e o incentivo à cadeia produtiva. Também solicitou melhorias na rodovia Ângelo Rena.



Reivindicações recorrentes



Marinez Bisacchi, da Apampesp, disse que participa novamente de uma audiência pública para fazer as mesmas reivindicações. Ela desacredita se é eficaz a participação em audiências, uma vez que o governo nunca atende as solicitações dos servidores. Priorizou reajustes salariais e planos de carreira para o funcionalismo.

Marisa Azenha, do Sindicato União dos Servidores da Justiça, quer pagamento de valores devidos pelo Estado.

A Associação dos Funcionários do Itesp foi representada por João Leite Neto, reivindicou melhores salários e condições de trabalho para a categoria.

Integrante da Comissão Consultiva do Iamspe, Luiz da Silva Filho, quer atendimento digno do instituto na região.

Oeste paulista

Recursos para restituição de curvas de nível em áreas rurais e urbanas, ferramenta de planejamento foi o pedido de Oscar Gozzi, assessor da Secretaria do Meio Ambiente. Seu pedido foi reforçado por Enio Magro, prefeito de Narandiba, que afirmou ser fundamental o combate à erosão nas terras produtivas.

Rubens Afonso, presidente do Sindicato de Hotéis e Restaurantes, quer mais investimentos no turismo e lamentou a extinção da Secretaria de Turismo do Estado.

João Anselmo, vice-prefeito de Teodoro Sampaio, pleiteou verbas para manutenção do Hospital Regional, localizado em sua cidade e que atende centenas de assentados.

Vereador em Tupi Paulista, Paulo Bompadre, reclamou da falta de repasse para entidades de assistência social em seu município.

A Unipontal se fez presente por Alberto Araújo, que elogiou a Assembleia pela iniciativa do debate e criticou o governo federal por não realizar debates públicos.

Jurandir de Lima, vereador de Pirapozinho, propôs mais investimentos para a piscicultura, para a segurança pública e para o turismo na região.

O presidente da OAB-PP enfocou a necessidade de um novo prédio para o fórum em Prudente e de nova vara em Rancharia, além da recuperação do rio do Peixe e do pagamento de precatórios.

Leonildo Moreira, produtor rural e representante da Federação das Associações das Microbacias Hidrográficas, preocupa-se com o fato de o setor agrícola estar em extinção, porque os jovens não querem permanecer no segmento. Afirmou que é preciso a implantação de um fundo de aval que poupe os produtores de prejuízos com pragas e doenças, por exemplo, a febre aftosa.

A próxima reunião da comissão sobre o orçamento acontece na segunda-feira, 22\6, às 9h, na Câmara Municipal de Araçatuba, versando sobre as regiões de Araçatuba e de Andradina.

alesp