A valorização de nossas tradições... ...através de uma visão folclórica.

MUSEU DE ARTE DO PARLAMENTO DE SÃO PAULO
21/08/2009 18:04

Compartilhar:

José Antonio Teixeira <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/JOSE ANTONIO TEIXEIRA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O VENDEDOR DE POTES<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/CIPRIANO SOUZA - O VENDEDOR DE POTES.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ladario Teles<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/LADARIO TELES.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> PAVÃO MISTERIOSO<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/PAVaomis.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> TRES CABRAS E LAMPIÃO<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/LADARIOTELES TRESCABRAS LAMPIAO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> SAMBA<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/JOAO CANDIDO - SAMBA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cipriano Souza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/CIPRIANOSOUZA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> VIVA SÃO BENEDITO<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/VIVASAO BENEDITO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Cândido da Silva <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/JOAOCANDIDOa.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sergio Vila Nova<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/SERGIO VILA NOVA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi exatamente em fins do século XVIII e inícios do século XIX que nasceu o interesse pelo folclore. Foram os estudiosos como os irmãos Grimm que ao pesquisar sobre a poesia tradicional alemã chegaram a descobrir que a cultura popular se opunha a cultura erudita cultivada pelas elites e pelas instituições oficiais.



Em 1846 nasceu como neologismo o termo folclore (folklore = folk e lore que em inglês significam respectivamente povo e saber). Unificados, os dois termos passaram a significar o saber tradicional de um povo, e a ser utilizado no que concerne as tradições, os costumes e as superstições populares.



Criado em 1965, através de um decreto federal, o Dia do Folclore é comemorado no Brasil nesta data de 22 de agosto. O Estado de São Paulo por sua vez oficializou agosto como o mês do folclore.



A fim de comemorarmos o folclore brasileiro, considerado justamente como um dos mais ricos do mundo, apresentamos nesta pagina algumas obras do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo que enfocam o tema na visão de nossos artistas.



"SAMBA" de João Cândido da Silva



Seus quadros são ricos, sonoros e por incrível que pareça, transbordantes de felicidade, impregnados de uma bucólica poesia. Suas composições contam, com cores claras e vivas a magia do carnaval e nossos folguedos populares.



"INSTRUMENTOS DO FOLCLORE BRASILEIRO" de Geanete Reinis



Trata-se de uma pintura que se revela refinada especialmente pelo seu equilibrado cromatismo. É evidente que a artista encontrou instintivamente estas cores e descobriu a força dos vermelhos e dos violetas, a poesia dos laranjas, dos azuis e dos rosas.



"PAVÃO MISTERIOSO" de Sergio Vila Nova



Suas figuras parecem se transformar em símbolos como todas as coisas, as árvores, as flores, os animais pertencentes a esse mundo tão diversificado, misterioso e estimulante que o pintor tem a oportunidade de penetrar através do folclore do Nordeste.



"BAIANAS II" de Célia Messias



Suas baianas sem vulto estão inseridas num contexto histórico, folclórico e paisagístico da velha Bahia: desde a lavagem das escadarias do Bonfim, preparando quitutes ou fazendo oferendas e possuem movimento próprio.



"TRES CABRAS E LAMPIÃO" de Ladario Teles



Os temas que esse pintor nos propõe são os mais diversos, mas enfocam sobretudo fatos, lendas e histórias de sua Baia natal. O cromatismo forte e tropical encontra sua justa colocação na operação estética, juntamente ao traço que nasce com ingênua espontaneidade.



"BAHIANAS" de Vera Ojuara



Com uma simplicidade descritiva e uma consciência artística escrupulosa que nada concede à improvisação, a artista traduz suas obras com clareza num documento objetivo que não confia tão somente à sugestão emotiva.



"O CANTO DO PILÃO" de Waldeci de Deus



Ao mesmo tempo que transmite uma mensagem de vida harmoniosa e pacífica ao reevocar jogos infantis, festas folclóricas na natureza amena e pura, a artista é, pela sua seriedade pictórica, uma figura de relevo na pintura naif brasileira.



"O VENDEDOR DE POTES" de Cipriano Souza



Sua obra revela a espontaneidade das imagens, seja de árvores secas ou de flores, paisagens campestres ou marítimas, figuras humanas ou casebres, temas sacros, folclóricos ou lendas que se constituem em marcas absolutas de sua criação.



"O PAGODEIRO" de Afonso Nitoli



A obra evidencia uma fervida fantasia inventiva, sempre à procura da cor e da expressão figurativa, com resultados que testemunham uma sensibilidade inata e uma promissora felicidade criativa



"VIVA SÃO BENEDITO" de José Antonio Teixeira



Por detrás de sua pesquisa podemos encontrar uma resposta a uma interrogação que afeta a fotografia há decênios: fotografia " documento ou fotografia artística?

alesp