Tradição cultural e riqueza natural são os principais atrativos de Cunha

Estâncias Paulistas
12/08/2010 18:50

Compartilhar:

Casa do Artesão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/cunha-CASADOARTESAO-MiguelSchincariol.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Artesanato de Cunha <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/cunha1-MiguelSchincariol.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pedra da Macela em Cunha<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/ACERV0-PEDRA DA MARCELA(FOTOALONSOAGUIAR).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Casa do Artesão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/CUNHA-CASADOARTESAO2-MiguelSchincariol.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com cerca de 25 mil habitantes, dos quais 50% residem na zona rural, Cunha, localizada no Alto Paraíba, ocupa 1.410 km² de colinas e montanhas aninhadas entre as serras do Quebra-Cangalha, da Bocaína e do Mar. No Estado de São Paulo, a cidade faz limite com Ubatuba, São Luiz do Paraitinga, Lagoinha, Guaratinguetá, Lorena, Silveiras, Areias, São José do Barreiro e, no Rio de Janeiro, com Paraty.

De clima temperado e seco, com variações de temperatura de -3 a 15ºC no inverno e de 15 a 25ºC no verão, o município tem altitude media de 1.100 metros e os pontos mais altos são o Pico da Macela (1.840 metros) e o Pico do Cume (1.630 metros).

A economia de Cunha é movimentada pela pecuária leiteira e de corte e pelas culturas de milho, feijão e batata. Nos últimos anos, o turismo também tem feito parte da atividade econômica da cidade, assim como a produção de trutas, cogumelos e artesanato.



Tradição e Folclore



A cultura local mostra um legado de costumes e tradições características do ritmo lento da vida no campo. Cunha se mantém como palco das principais festas religiosas da tradição católica, conservando sua face caipira e rural. O destaque fica para a Festa do Divino, realizada no mês de julho, que atrai multidões para as novenas e festejos, como Congada, Moçambique e Jongo.

Outra atração é a Procissão de Corpus Christi, quando os fiéis caminham sobre os tapetes decorados com flores, serragem colorida e pó de café que cobrem as ruas da cidade. Outros eventos tradicionais são a malhação do Judas, na Páscoa, a Cavalaria de São Benedito, realizada na segunda-feira após a Páscoa, e a festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição, em dezembro.



Flora, Fauna e Natureza



Além da zona rural, o município de Cunha oferece dois parques na área territorial. O Parque Estadual Serra do Mar preserva importantes áreas de mata, com árvores como cedro, peroba maçaranduba, canela, ipê, grumixama, guatambu, onde se alojam as bromélias, orquídeas, samambaias, líquens e cipós. O parque é habitat natural de capivaras, antas, pacas, onças, quatis, jaguatiricas, saguis, bugios, gaviões, papagaios, jacus, jacutingas e outras espécies.

Já o Parque Nacional da Bocaina oferece vistas panorâmicas incríveis e cachoeiras pouco conhecidas, algumas, ainda inexploradas. Suas terras abrigam o berço dos rios Paraitinga e Paraibuna, que formam, quilômetros adiante, o lendário rio Paraíba do Sul, que deságua no litoral fluminense.



Fonte: www.cunha.com.br

alesp