Atividades Econômicas debate acesso à telefonia e à internet no meio rural

Cerca de mil comunidades agrícolas de São Paulo não têm sequer telefone público
28/09/2011 19:15

Compartilhar:

Deputados integrantes da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/ComAtivEconomicasMMY.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rogério Cabral, José Bittencourt e Itamar Borges<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/ComAtivEconomicasMMY1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Silvio Manginelli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/ComAtivEconomicasMMYSilvioManginelliFedAgrPecEstSP.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Atividades Econômicas realizou audiência pública nesta quarta-feira, 28/9, para debater telefonia e internet no meio rural, por sugestão do deputado José Bittencourt (PDT).

O deputado carioca Rogério Cabral disse ser preciso que o governo federal regulamente decreto referente ao Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para que as operadoras de telefonia façam a expansão do serviço para as zonas rurais.

O deputado fluminense ratificou a importância de a Alesp e a Alerj se unirem para melhorar a telecomunicação rural. "Estamos planejando uma grande audiência pública em Brasília e contamos com o apoio da Assembleia paulista."



São Paulo



De acordo com Geraldo José da Silva, da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Estado (FAF), em Andradina 42 comunidades de assentados não têm nem um orelhão para se comunicar. "Onde tem computador, o acesso à internet é difícil. O sinal cai a toda hora."

Os representantes da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Silvio Manginelli, e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Mauro de Souza Praça Filho, afirmaram que as informações que a comissão deseja são de competência da Secretaria de Gestão Pública. A representante da Oi, Juliana Dal Pino, encaminhará à comissão cópia do contrato de concessão do serviço, e o mesmo fará Ângelo Munhoz Benko, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesp).



Pauta



A CAE também aprovou a indicação do deputado José Candido (PT) para compor o Conselho de Orientação do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap) e mais quatro ofícios.

O ofício de José Bittencourt propõe indicação ao Executivo para a renegociação das dívidas dos pequenos produtores paulistas. De Itamar Borges (PMDB), presidente da comissão, foram aprovados quatro ofícios: o primeiro solicita ao secretário de Desenvolvimento Econômico estudos sobre o desenvolvimento econômico do Estado sob o ponto de vista da logística no escoamento da produção de commodities; o segundo solicita ao secretário de Turismo estudos sobre o transporte de turistas; e o último ,destinado às secretárias de Agricultura e Abastecimento e de Meio Ambiente, solicita que os parques estaduais que se encontram sob administração daquelas secretarias sejam administrados em conjunto com a Secretaria de Turismo.



A íntegra da pauta de votações está disponível no Portal da Assembleia, www.al.sp.gov.br

alesp