Combatendo a obesidade

Seminário Esporte, Atividade Física e Saúde
11/04/2011 20:12

Compartilhar:

Cláudia Cezar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2011/ClaudiaCesarmmy.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A coordenadora de pesquisa do Instituto Perfil Esportivo, Cláudia Cezar, falou sobre a obesidade e sobre as contraindicações de exercícios físicos nos diferentes níveis de sobrepeso. Estudiosa da desnutrição e obesidade nos jovens brasileiros, Cláudia propõe políticas públicas de saúde para diminuir essas disfunções.

Com um programa de pesquisas desde 2000, o instituto recebe obesos que buscam ajuda para emagrecer e, a partir de uma série de treinos específicos, fortalecimento de músculos e caminhadas, são feitos registros e cada detalhe é analisado a fim de dominar por completo o assunto, para poder criar políticas a respeito.

"Obesidade é o excesso de gordura, não excesso de peso", explicou a pesquisadora, falando sobre a proporção de gordura corporal adequada para homens e mulheres. Citou as características biomecânicas de pessoas com diversos níveis de obesidade, como os pés valgos que provocam dores nos joelhos, a hiperlordose e a errada posição dos ombros. Essa alteração anatômica é necessária à medida que se ganha peso para que os movimentos diários sejam mantidos, entretanto, quando ela não é consertada, passa de muscular a estrutural, interferindo na massa óssea.

Para Cláudia, o tratamento de obesidade tem de envolver reeducação alimentar e, aos poucos, deve ser implantada uma rotina de exercícios. "Alguns cuidados precisam ser tomados, cada grau da obesidade exige certas restrições. Se emagrecer fosse fácil, não seria um problema mundial", encerrou.

alesp