Deputados jovens entrevistam presidente da Assembléia


23/11/2006 20:52

Compartilhar:

Deputados jovens entrevistam o presidente Rodrigo Garcia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ParlaJovem-Mauri-0174.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Após serem recepcionados no Hall Monumental da Assembléia nesta quinta-feira, 23/11, os deputados do Parlamento Jovem participaram de programa na TV Assembléia, onde fizeram perguntas ao presidente da Casa, Rodrigo Garcia, com a participação dos jornalistas Ana Kalyne e José Carlos Bernardi.

Inicialmente, cada partido indicou um representante para fazer uma pergunta ao presidente. Depois, foram sorteados três jovens para também apresentarem suas questões.

A seguir, leia as perguntas feitas (identificadas com o nome, partido e cidade do deputado jovem) e as respostas do presidente Rodrigo Garcia.

Partido da Agricultura " Samia Leite de Faria " Biritiba Mirim

Pergunta: Como o senhor pode ajudar a agricultura no Estado?

Resposta: São Paulo tem uma agricultura forte, mas o governo pode estimular ainda mais o setor oferecendo crédito financeiro para pequenos e grandes produtores. A agricultura é um empreendimento de risco, uma vez que bons resultados na produção dependem do clima adequado. São Paulo tem bons programas de apoio à agricultura.

Partido da Cultura " Demétrio Xavier Sobrinho " Guarulhos

Pergunta: Se incentivada, a cultura permite desenvolvimento em outras áreas, como a segurança pública. Por que o governo investe tão pouco na cultura?

Resposta: Tudo depende de uma política bem feita. O grande desafio é ser justo na distribuição do Orçamento estadual. Você deve apoiar um setor, mas não pode deixar de atender outro. Um exemplo de apoio à cultura com baixo custo foi a Virada Cultural, promovida pelo então prefeito José Serra e que contou com vários eventos simultâneos na cidade de São Paulo.

Partido da Defesa do Consumidor " Amanda da Silva Costa " Pedreira

Pergunta: Por que as empresas se preocupam apenas em produzir para o público dominante, deixando de lado segmentos como idosos e deficientes?

Resposta: A iniciativa privada produz de acordo com a demanda. Cabe ao Estado atender os que não estão incluídos. Não que o governo vá fabricar algo, mas ele pode estabelecer políticas para essa finalidade.

Partido dos Direitos Humanos " Ana Carolina Brito " Taboão da Serra

Pergunta: Quanto custa manter um presidiário e manter um aluno do ensino médio? É mais barato investir na educação do que em construção de presídios?

Resposta: Um presidiário custa ao Estado algo em torno de R$ 1.700 mensais, contando com a manutenção também da estrutura do presídio. Educar custa menos ao governo, mas, infelizmente, o país foi construído desta forma. Hoje, o regime democrático permite resgatar o erro, investindo mais na educação. Vincular a dotação orçamentária para educação à Constituição foi um grande avanço. O país universalizou o ensino e já não faltam vagas. Basta aprimorar a qualidade do ensino.

Pergunta: Como isso pode ser feito?

Resposta: Investindo no professor, valorizando-o, incentivando-o à formação universitária e aumentando o número de aulas-dia.

Partido da Educação " Matheus Nantes da Costa " Tabatinga

Pergunta: Como o atual e conturbado quadro político se reflete na educação?

Resposta: Alternância de poder é o resultado da democracia. O quadro parece assim conturbado porque todos se manifestam e debatem. Se a política pública for permanente e não atrelada a um único governo, a educação não será atingida por mudanças de gestão.

Partido do Emprego " Bruno Freitas Spunar " Lençóis Paulista

Pergunta: Qual a porcentagem de projetos aprovados para melhorar a oferta de empregos?

Resposta: O índice de desemprego é alto, principalmente em São Paulo, que é uma cidade populosa. Há várias formas de gerar empregos, mediante crédito rural para incentivar a produção agrícola e a construção de obras. Emprego não se cria por meio de projeto, ele nasce de política pública.

Partido do Esporte " Carlos Henrique Benetão " Ribeirão Preto

Pergunta: O que o senhor acha da segurança nos estádios de futebol em dias de partida?

Resposta: Todo esforço é necessário para manter segurança em espaços com concentração de muita gente. Parte do problema com as torcidas organizadas já foi solucionada. Mas, não há uma medida pontual, como dobrar o número de policiais. A questão é cultural. Os torcedores têm que se conscientizar de que eles estão lá para torcer, e não para bater nos outros.

Partido da Habitação " Lara de Lemos Bottari " São Paulo

Pergunta: Como aumentar o índice de 1% da arrecadação do ICMS destinado à habitação?

Resposta: Esse percentual hoje representa cerca de R$ 1,5 bilhão ao ano para programas habitacionais, setor onde o Estado tem problemas de oferta. Para se alocar mais dinheiro para a habitação seria necessário retirar verba de outro setor. Mas, de onde? Terrenos para construção de casas na capital só existem em bairros mais distantes, onde o governo terá também que investir na infra-estrutura. O ideal é a verticalização das construções em bairros que já têm infra-estrutura pronta.

Partido da Juventude " Mariana Marim Alves " Nova Canaã

Pergunta: Quais os principais projetos para jovens e seus resultados?

Resposta: Cuidar do futuro do Brasil é cuidar do futuro da juventude. Há bons programas voltados aos jovens, como o Programa da Família, mas destaco o incentivo à qualidade no ensino técnico e profissionalizante.

Partido da Natureza " Bruna Santana de Souza " Itatiba

Pergunta: Qual sua visão sobre poluição dos rios, aumento do lixo urbano e desmatamento?

Resposta: Tem que haver políticas ambientais a partir da realidade. Exemplo disso é a ocupação das áreas de mananciais. Sabemos que é ruim para a preservação do meio ambiente a invasão dessas áreas, porém temos que ver o lado social, uma vez que mais de 1,5 milhão de pessoas moram nessas regiões. Não podemos desalojá-las. São Paulo tem intensificado o rigor na concessão de licenças ambientais e também a fiscalização.

Pergunta: E o lixo?

Resposta: O aumento de lixo reflete o aumento de consumo, que, por seu lado, é bom. A Assembléia aprovou a Lei de Resíduos Sólidos, que garante aterros em cidades pequenas e trata de programas de reciclagem. O Estado implantou o Programa Água Limpa para o tratamento de esgotos.

Partido da Saúde " Bárbara Silva da Costa " Brotas

Pergunta: O que o senhor considera ser a causa dos problemas da saúde pública?

Resposta: Má utilização de recursos. Trata-se de um problema de gestão. Falta a implantação de um cadastro único. Um médico particular conhece o histórico do paciente. Na rede pública, isso não acontece. Se houvesse o cadastro, muitas situações poderiam ser evitadas, como prescrições erradas e cirurgias desnecessárias. Assim, o dinheiro poderia ser investido em outros pontos da saúde pública.

Partido da Segurança Pública " Victor Silva Almeida " Dracena

Pergunta: Qual a solução do Estado para as regiões que concentram presídios?

Resposta: As famílias de presos mudam-se para as cidades que abrigam presídios e criam demanda de emprego e atendimento de saúde. Mas há articulações entre o governo e os prefeitos para que os municípios recebam compensações.

Partido da Educação " Pedro Augusto Ferrari " Itapetininga

Pergunta: O presidente teve algum projeto para a educação aprovado?

Resposta: Sim, o que trata da ronda escolar. É importante lembrar que o parlamentar não atua apenas fazendo projetos. Ele pode promover audiências e debates.

Partido da Agricultura " Rebeca Andrade Fernandes " Bertioga

Pergunta: Por que o deputado entrou para a política tão jovem? Qual seu sonho?

Resposta: Desde a juventude percebi que não me bastava ter bem-estar, eu queria ver a comunidade vivendo bem. Meu sonho é viver num país mais justo.

Partido da Defesa do Consumidor " Nicholas Regis Pereira " Francisco Morato

Pergunta: Qual sua opinião sobre a educação?

Resposta: A educação precisa de política pública permanente para garantir a formação de cidadãos.

alesp