Ciclo Conpaz terá mais três conferências


03/05/2007 17:47

Compartilhar:

Arnaldo Omair Bassoli Jr<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/CONPAZ026 mmy.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Arnaldo Omair Bassoli em conferência realizada no dia 26/4<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Conpaz034mmy.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na próxima quinta-feira, 10/5, a partir das 19h, no auditório Teotônio Vilela, acontecerá a quarta conferência do I Ciclo de Multiplicadores de Cultura de Paz nas Políticas Públicas, promovido pelo Conpaz, com o tema "Democracia, Poder e Processo Legislativo", a ser desenvolvido pelo procurador Maurílio Maldonado, da Assembléia.

Ao abordar a democracia desde suas origens e a evolução do uso do poder no processo civilizatório, a conferência terá por objetivo oferecer caminhos viáveis para que a sociedade organizada passe a influenciar cada vez mais a formulação de políticas públicas com base em princípios e valores da cultura de paz, a partir do Legislativo.

As próximas conferências serão "Justiça Restaurativa e Políticas Públicas", de Egberto de Almeida Penido, em 22/5, e "Complexidade nas Políticas Públicas", de Edgard de Assis Carvalho, em 14/6. O encerramento dpo ciclo acontece no dia 27/6, com apresentação do monólogo "Gandhi, um Líder Servidor", pelo ator João Signorelli.

"Diálogo, pré-requisito para a paz"

Este foi o tema da conferência realizada no dia 26/4, por Arnaldo Omair Bassoli Jr., que teve a presença de 55 representantes de assessorias parlamentares e de organizações sociais dos mais variados segmentos.

No início da conferência, todos foram convidados a sugerir um tema e chegar ao consenso. A partir daí, o conferencista passou a apresentar o que acontece na formulação de pensamentos. "Normalmente, preferimos verdades gerais, coletivas, ignorando as diferenças, porque isso é mais cômodo. O problema é que, de modo geral, isso não funciona. A nossa convivência está próxima do impraticável", afirmou Arnaldo, psicólogo e coordenador de grupos de diálogo.

Tendo em vista o grande número de interessados em participar do Ciclo Conpaz, a comissão executiva informa que serão emitidos certificados diferenciados de participação por tema para aqueles que tomaram conhecimento do ciclo a posteriori. Os participantes que tiverem comparecido a 75% das conferências receberão certificado de conclusão com carga horária de 12 horas.

alesp