Comissão realiza audiência em Bauru com câmara lotada

Audiência Pública LOA 2008 em Bauru
25/10/2007 20:00

Compartilhar:

Câmara de Bauru, com auditório lotado <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Auditorio 02.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vista da cidade de Bauru <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Panoramica.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa dos trabalhos, presidida pelo deputado Bruno Covas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Mesaa.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Câmara Municipal de Bauru teve sua lotação excedida " mais de 80 pessoas " na realização da audiência pública desta quinta-feira, 25/10, realizada pela Comissão de Finanças e Orçamento, sob a presidência do deputado Bruno Covas (PSDB), para debater o Orçamento estadual para 2008, mediante a apresentação de sugestões para elaboração de emendas à peça orçamentária.

Com a presença dos deputados Enio Tatto (PT), Vitor Sapienza (PPS) e Pedro Tobias (PSDB), a reunião teve início com a apresentação do técnico João Batista Assunção, da Fundação Getúlio Vargas, sobre os indicadores sociais e econômicos da região de Bauru, colhidos a partir de pesquisa junto à população.

O vereador Paulo Madureira, da câmara local, integrou a mesa junto com os deputados. O presidente da Comissão explicou o objetivo da reunião, que é a apresentação de demandas.

Fala brilhante

Os dois primeiros participantes foram muito eloqüentes em seu pronunciamento. O jovem Diego Vale é defensor público e apresentou vários números referentes ao trabalho de sua área. São mais de mil atendimentos diários no Estado para um quadro de 400 defensores no Estado. "Exercemos a mesma função que o MP, porém com recursos equivalentes a 7% do destinado àquela instituição."

Neusa Santana, do Sindicato dos Funcionários do Centro Paula Souza, sempre participa de audiências públicas e mais uma vez enfocou a situação dos profissionais do ensino técnico no Estado, que inclui defasagem salarial e condições precárias de trabalho.

Maria Faustini, do Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial de São Paulo (Udemo), pediu verbas para o ensino fundamental e médio, a extensão de benefícios aos aposentados do magistério e contrapartida do governo para a manutenção do Iamspe.



Agudos e região

O vereador José Carlos Morandini, de Agudos, comentou a situação dos hospitais nas cidades pequenas e destacou a necessidade de construção de um centro de pediatria na sua cidade.

José Antonio Marise, prefeito de Lençóis Paulista, pleiteou a pavimentação da SP-261 no trecho entre sua cidade e Águas de Santa Bárbara.

De Lins, o vereador Edgard Souza cobrou a implementação das demandas feitas no ano passado e renovou pedido para instalação de uma unidade da Fatec em sua cidade e também investimentos em saneamento. Enfatizou que a Educação deve ter seus professores valorizados, sobretudo os aposentados.

Presidente Alves foi representada pela prefeita Sandra Regina Andrade, que sintetizou os pedidos na pavimentação de duas estradas: PSA 379 e PSA 430 " uma extensão de sete quilômetros, onde residem 1.220 pessoas e há usina de álcool " e PSA 20, que liga Presidente Alves à Garça, Marília, Ourinhos e ao Paraná.

Funcionalismo e vereadores de Bauru

Os segmentos ligados ao funcionalismo estadual participaram, como sempre, com entusiasmo na defesa de seus interesses. Neusa Sampaio, do Centro do Professorado Paulista (CPP), reclamou da situação salarial e disse que "o Estado é injusto com os funcionários aposentados."

Irenilde Conceição, presidente de entidade que acompanha atividades do Iamspe em Bauru, afirmou que a região não conta com atendimentos especializados (otorrinologia, neurologia e geriatria).

Maria José Xavier, diretora regional da Associação dos Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo (Apampesp), foi muito aplaudida ao destacar que os professores desanimam e desistem de lecionar ao verificar as condições dos aposentados. "Temos de combater a política de bônus e precisamos lutar pela extensão de benefícios aos aposentados."

O policial civil Márcio Cunha lembrou que as polícias Civil e Científica não tiveram aumento substancial. "Foi concedido 139 reais de reajuste, mas foi retirado benefício de 80 reais."

Vários vereadores de Bauru se pronunciaram. Benedito da Silva reivindicou aparelhos de raio X para o pronto socorro da cidade, modernização da Unidade Básica de Saúde e conclusão da licitação das obras para tratamento da rede de esgotos. Marcelo Paula quer mais recursos para o Centrinho e para ampliação do fórum de Bauru. Maria José quer prioridade para Educação e Saúde. O presidente da câmara, Paulo Madureira, solicitou verbas para ampliação do Estádio Edmundo Gomes, pois conforme afirmou, "investir em esporte é investir em formação de jovens e evitar gastos com construção de presídios." O secretário de Finanças de Bauru, Edmundo Albuquerque, enfocou a pavimentação da periferia, a conclusão do saneamento básico na cidade e melhorias na vicinal de acesso a Bauru.



Barra Bonita e cidades do entorno

Barra Bonita teve boa representação na audiência. O vereador Manoel Fabiano quer obras de reestruturação na estrada que liga sua cidade à Santa Maria da Serra. O prefeito Mário Teixeira destacou como importante a despoluição do Rio Tietê e o saneamento em cidades ribeirinhas, mas também lembrou a situação financeira da Santa Casa de Barra Bonita.

De Pirajuí, o vereador Ademir Alves solicitou a construção de um hospital específico para o atendimento de presos, pois a Santa Casa de seu município está sucateada pela assistência constante a detentos.

O vereador Luiz Gonzaga, de Bariri, pleiteou benfeitorias na estrada que liga Jaú a Ibitinga. O secretário de Saúde de Agudos, Altair Silva, quer o aumento do número de leitos em UTI no Estado todo.

Pedro Valentim, cidadão de Bauru, participa pela terceira vez de uma audiência da CFO e novamente reivindicou inclusão social nas universidades e mais recursos para estas instituições. O estudante Pedro Paulo pediu providências para redução nas taxas de vestibulares.



Deputados

Enio Tatto ressaltou que o Orçamento estadual é subestimado, pois "a proposta chegou ao Legislativo com receita de R$ 95 bilhões, porém a previsão", de acordo com Tatto, "é de que esse valor passe de R$ 105 bilhões".

Pedro Tobias falou sobre os problemas da região e entregou ao presidente da comissão documento contendo as demandas. O deputado priorizou recursos para Santa Casa.

Vitor Sapienza explicou como funciona o trâmite do projeto da lei orçamentária e lembrou que a iniciativa da CFO é importante para que a população possa interagir, contribuindo na elaboração do Orçamento estadual 2008.

alesp