Sessão solene comemora vinte anos do MST


16/04/2004 19:58

Compartilhar:

Presença de integrantes do MST em sessão solene que comemorou 20 anos do movimento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/MSTsolene2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Integrantes do MST representando momentos históricos importantes do movimento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/MSTsolene1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Expositora de produtos dos assentamentos do Estado de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/MSTsolene3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da redação

A Assembléia Legislativa comemorou em sessão solene, nesta sexta-feira, 16/4, os vinte anos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A iniciativa da homenagem foi do deputado Simão Pedro (PT) em conjunto com os demais deputados integrantes da Frente Parlamentar em Defesa da Reforma Agrária, José Zico Prado, Hamilton Pereira, Renato Simões e Beth Sahão, todos do Partido dos Trabalhadores.

Sob a presidência do deputado Simão Pedro, o evento contou com a presença de integrantes do MST, de assentados e de autoridades como o deputado federal Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), advogado do MST, Raimundo Peres, superintendente regional do Incra de São Paulo, José Graziano da Silva, assessor especial da Presidência da República, Delvek Mateus, dirigente nacional do MST, e o senador Eduardo Suplicy (PT/SP). Participaram também da cerimônia os deputados José Zico Prado, Hamilton Pereira, Marcelo Cândido (PT) e Anna Martins (PCdoB).

Os pronunciamentos enfatizaram a importância histórica do MST, não somente como movimento de luta pela terra, mas como instrumento fundamental de combate em favor da justiça social. Luiz Eduardo Greenhalg destacou a perseguição que o MST sofre por parte do Poder Judiciário. Segundo ele, muitas vezes, os juízes são implacáveis com integrantes do MST. "O bom juiz é aquele do seu tempo, que tem tolerância e compreende os movimentos sociais", afirmou.

"O MST é hoje patrimônio da sociedade brasileira", disse Maria Rodrigues, em nome dos assentados. José Graziano reiterou o compromisso do presidente da República de realizar a reforma agrária pacificamente, em acordo com os movimentos sociais. "Nosso compromisso é realizar a reforma agrária não só com qualidade, mas com qualidade, proporcionando reais condições de trabalho aos assentados", acrescentou.

Integrantes do MST fizeram uma representação dos momentos históricos importantes do movimento. Ao final, houve exposição de fotos e de produtos dos assentamentos do Estado de São Paulo.

alesp